O Partido Verde (PV) deverá, em breve, anunciar oficialmente a pré-candidatura de Damon Lázaro de Sena às eleições de outubro deste ano. Perto de terminar seu primeiro mandato, o prefeito de Itabira mobiliza o partido e cabos eleitorais, e convoca alianças para tentar a continuidade de seu governo. Com uma opinião popular que se revela dividida, Damon afirma que enfrentará críticas “trabalhando e fazendo a informação chegar à população”.
Uma reunião do partido ocorreu na noite desta segunda-feira, 20 de junho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Itabira, no Centro. Secretários do governo Damon, vereadores do Partido Verde, filiados e membros de outros grupos políticos participaram do encontro.
Personalidade aguardada à reunião era o deputado estadual Mário Henrique Caixa, também jornalista e narrador esportivo na capital mineira. Recentemente, o parlamentar deixou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e se filou ao Partido Verde (PV). A visita de Mário a correligionários em Itabira, no entanto, foi cancelada por dificuldades de agenda.
Na reunião do PV, Damon Lázaro de Sena disse ao portal DeFato que ainda não é o momento de pendurar as chuteiras. Quando o calendário eleitoral autorizar as campanhas políticas, ele pretende estar no maior número possível de palanques. “Nosso diferencial é que o partido neste ano tem o prefeito da cidade. E isso nos dará um trabalho a mais. Teremos que manter o gerenciamento e fazer campanha”, resumiu Damon, que almeja figurar a disputa entre os candidatos majoritários.
Na reunião da legenda, o prefeito lembrou feitos da gestão. Falou, sobretudo, dos projetos de captação e tratamento de água em Itabira. “Um grande detalhe é que recebemos uma cidade muito desestruturada”, enfatizou. Os partidários pediram aos filiados que sejam "multiplicadores" das conquistas nas ruas.
O município tem, até o momento, quase 20 pré-candidatos ao cargo de prefeito municipal. “Todo partido tem que ter uma moeda de troca. Geralmente é colocado um nome para ser observado e diante do cenário que vai sendo construído é que são formatadas, mais à frente, todas as coligações e chapas. Há muitos nomes, mas acredito que a reta final terá, como trivial, 3 ou 4 candidatos”, avalia Damon.
Na construção de um cenário favorável à reeleição, o prefeito citou que o momento é, especialmente, de “entrega das realizações de governo”. Na articulação de campanha, Damon citou também um esforço de agregar mais apoiadores e “não fechar as portas para ninguém que possa vir”.
O presidente do PV de Itabira, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, acredita que a coligação encabeçada por Damon não terá menos de 10 partidos na corrida eleitoral. A sigla deverá lançar, além disso, 16 candidatos a vereadores. “É uma chapa muito forte”, frisou o dirigente.

