Em 2022, duas entidades ligadas aos trabalhadores da Vale em Itabira terão eleições para a composição da sua diretoria. Em abril, acontece o pleito da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale). Já no segundo semestre, é a vez do processo eleitoral do Sindicato Metabase de Itabira e Região.
Na Aposvale, as eleições acontece entre os dias 11 e 13 de abril e selecionará representantes para a sede da instituição e para as regionais — inclusive a de Itabira e Nova Era. A votação acontecerá de maneira on-line pela site oficial da entidade.
Há apenas uma chapa na disputa pela sede da instituição, no Rio de Janeiro. Ela é encabeçada pelo itabirano Sebatião da Costa Deiró, que concorre para diretor presidente. Com ele, etão Ângela Maria Gonçalves, como diretora administrativa; e Regina Maria Pinto Coelho, como diretora presidente.
Já na regional Itabira e Nova Era, há duas chapas concorrentes. A chapa 1 tem à frente Feliciano Adilson Domingues, como diretor regional; e Joaquim Rodrigues Neto, como vice-diretor. Já a chapa 2 é encabeçada por Aécio Sebastião dos Santos, como diretor regional; e Erenice Figueiredo Bernardino, como vice-diretora.
Para saber mais sobre as eleições da Aposvale clique aqui.
Segundo semestre
No segundo semestre será a vez do Sindicato Metabase de dar início ao seu processo eleitoral. Embora ainda não esteja definida a data do pleito — assim como as chapas concorrentes —, a tendência é de que o atual presidente da instituição, André Viana, tente a reeleição no cargo. Porém, deve enfrentar resistência nessa disputa, já que há relatos de diretores descontentes e que devem buscar assumir a entidade que representa os trabalhadores da mineração em Itabira e região.
Entidades empresariais e comerciais
Outras duas entidades representativas não terão eleições em 2022. A atual gestão da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) foi empossada em 2021 — e o mandato vai até 2023. Dessa forma, as próximas eleições só acontecem no próximo ano.
Já a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) prorrogou por mais três anos os mandatos dos diretores das Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de todo o Brasil. Com a nova regra, as atuais administrações só terão fim em 2025. Porém, em Itabira, mesmo com essa determinação, a entidade passou por mudanças.
O então presidente Maurício Henrique Martins anunciou, no início de março, que deixou o cargo. Ele foi substituído pelo seu vice-presidente Eduardo Moraes, que terá a empresária Mariane Dias Barcelos como a segunda em comando.