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Aproximação virtual em tempos de distanciamento: opostos ou complementos?

Aproximação virtual em tempos de distanciamento: opostos ou complementos?

Foto: Agência Brasil

2020 foi um ano de grandes superações. Vimos (e vivemos) a incerteza do distanciamento. Assim, todos decidiram dar as mãos em prol de um objetivo comum: evoluções em praticamente todas as áreas do conhecimento. Basta ver a indústria farmacêutica mundial desenvolver uma vacina em tempo recorde.

Imaginemos todas as áreas de conhecimento se conectando virtualmente e se complementando. Vamos colocar uma luz, especificamente, nas escolas. Elas estão entre as que mais inovaram e superaram as adversidades de 2020, pois estão inseridas em relações diretas com a comunidade, os alunos e os professores.

Acredito que uma frase traduza a atuação das escolas nos últimos tempos: Aproximação Virtual em tempos de Distanciamento Social. Neste período, os laços se fortaleceram, as escolas canalizaram as informações e desenvolveram a comunicação de uma forma mais direta.

O ponto alto foi a relação professor-aluno. Imagine uma criança ou adolescente, com energia pra gastar, tendo a casa como sala de aula, aprendendo a usar as tecnologias corretamente. Passados 10 meses da suspensão das aulas presenciais, as matérias foram assimiladas, os alunos se desenvolveram e entendem mais de tecnologia que muitos de nós. Muita evolução em pouco tempo!

Não podemos esquecer os esforços dos professores para manter a atenção desses alunos no formato virtual e ministrar conteúdos complexos. Esses também tiveram que se adaptar e desenvolver uma forma própria de dialogar com os alunos. Foi necessária uma aproximação virtual entre as partes e os relacionamentos se complementaram.

No ensino superior, com alunos já no mercado de trabalho, cansados, assistindo às aulas dentro do transporte público, no trabalho ou na cozinha de casa, os professores tiveram papel fundamental. A educação se valeu de compreensão, bons canais de comunicação e conteúdos complementares.

Assim, em 2021 olharemos para 2020 e perceberemos o distanciamento social como um fato temporário e, que graças a aproximação virtual, promoveu superação, inovação e fluidez no ensino. Ao final, todos se complementaram!

Marcelo Silva Ângelo Ferreira participou, de forma colaborativa, da Edição 79 do Jornal DeFato – Cidades Mineradoras. O conteúdo expresso aqui é de sua total responsabilidade.

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