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Área de escape do Anel Rodoviário completa um ano e já evitou mais de 20 acidentes

área de escape no anel rodoviário

Foto: PBH/Divulgação

No dia 1º de agosto de 2022 era inaugurada a área de escape do Anel Rodoviário, no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis, em Belo Horizonte. A obra evitou 22 potenciais acidentes em um dos trechos mais perigosos da rodovia – dos quais nove deles envolvendo veículos pesados, entre eles caminhões, carretas, ônibus e até um guindaste.

A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape.

“Quando realizamos os estudos e as obras de implantação da área de escape houve sugestões e críticas que ela deveria ser mais abaixo. Consultamos especialistas que nos orientaram sobre a melhor localização da área, o quanto antes possível na via, para que o motorista consiga testar o sistema de frenagem e, se apresentar problemas, poder utilizá-la com segurança. O local da área de escape é adequado, está bem sinalizado e, a cada nova utilização com sucesso, os motoristas de veículos pesados sabem que podem contar e estão se habituando a testar o sistema de freios já no início desse trecho do Anel Rodoviário”, ressaltou José Carlos Ladeira, diretor de Sistema Viário da BHTrans.

As equipes do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitoram 24 horas por dia o trecho, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura. Quando a área de escape é utilizada por algum veículo, é acionado o protocolo de segurança.

Equipes da BHTrans, da Via 040 e da Polícia Militar Rodoviária isolam a área e acionam os reboques, iniciando a retirada do veículo. Após a remoção, a área de escape passa por manutenção e limpeza, sendo novamente sinalizada e liberada para uma futura utilização.

Confira os nove veículos pesados que utilizaram a área de escape do Anel Rodoviário, evitando potenciais acidentes graves e preservando vidas:

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