Site icon DeFato Online

Arqueólogos encontram pote de ouro de 2.400 anos na Turquia

Foto: @lcd2020/Freepik

Arqueólogos encontram pote de ouro em uma escavação na cidade turca de Notion, região Oeste do país.

As moedas persas estavam escondidas uma casa há pelo menos 2.400 anos e datam do século V, período final da Guerra do Peloponeso e traz na face a imagem de um arqueiro ajoelhado.

O pote estava em um compartimento secreto sob restos de uma moradia do século III a.C., e foi localizado por arqueólogos da Universidade de Michigan, que revelaram ter o pote pertencido a um soldado mercenário que, durante a guerra o enterrou com a finalidade de recuperá-la depois do conflito para preservar sua riqueza, sem obter sucesso.

A localização dessas moedas na cidade de Notion evidenciam a influência do Império Persa na região e a forma de pagamento utilizado aos soldados mercenários.

Christopher Ratté, que comanda as escavações desde 2022 ressaltou a importância do achado que, ao contrário da maioria dos achados feitos pelos saqueadores, oferece oportunidade para que os arqueólogos analisem as moedas desse período e obtenham mais informações sobre a antiga cidade.

Para sua preservação, as moedas foram transferidas para o Museu Arqueológico de Éfeso, em Selçuk, na Turquia.

Os pesquisadores esperam novas descobertas sobre a história da cidade e da região durante o período de guerra, que podem detalhar sobre as relações comerciais e culturais entre as diferentes civilizações antigas.

Exit mobile version