A Artrose do Quadril é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular. A doença também conhecida como coxartrose, acomete, na maioria das vezes, os idoso, principalmente as mulheres, mas pode afetar também os homens e em alguns casos pacientes mais jovens em idade produtiva.
O principal sintoma é a dor localizada no quadril (“dor na virilha”) que aumenta ao iniciar os movimento de andar, pular, correr. O frio e a noite podem intensificar a dor. A limitação da mobilidade também é um sintoma muito comum, assim como dificuldades para executar atividades cotidianas, como lavar os pés, colocar meias, cruzar as pernas e prática de atividade sexual.
O tratamento da coxartrose pode ser inicialmente conservador, com reabilitação fisioterápica, perda de peso corporal, medicações para dor, uso de bengalas, sendo estas medidas, maneiras de retardar a evolução da doença.
Mas o principal tratamento da coxartrose é a artroplastia total do quadril, ou a substituição articular por componentes metálicos ou cerâmicos, sendo um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.
A artroplastia total do quadril deverá ser realizada por ortopedista especializado na área. Atualmente este procedimento já é realizado na nossa cidade de Itabira.
Rodrigo Grossi atende na Quality Especialidades Médicas. Na avenida Carlos Drummond De Andrade 51, sala 422. Os atendimentos médicos em clínicas estão sendo realizados normalmente durante o período da Onda Roxa, respeitando critérios e cuidados individuais para a prevenção ao
Rodrigo Grossi é ortopedista e traumatologista. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.