Advogada e pastora, Elaine Gomes (PRTB) concorre pela primeira vez a um cargo eletivo — e avaliou como positiva essa experiência dentro do processo eleitoral. Ela votou no final da manhã deste domingo (6), na Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide). Elaine concorre como vice-prefeita na chapa encabeçada por seu correligionário Ronaldo Antônio de Paula “Ronaldinho Teteco”. Após a votação, a candidata conversou com a reportagem do portal DeFato Online. Confira!
Queria saber a avaliação sua nessa eleição de domingo, no processo eleitoral de Itabira?
Elaine Gomes: Como advogada e como eu disputo o pleito pela primeira vez, nunca tinha participado de disputa de candidatura, nem trabalhado em partido político, nada. Eu vi Itabira como uma eleição muito tranquila em relação às outras cidades que a gente tinha acompanhado, isso pela norma jurídica, segurança jurídica que hoje é imposta pelo judiciário, há um respeito muito grande por isso, e isso me estimulou muito, por fazer parte também do judiciário.
Todavia, ainda assim vemos grandes oscilações do direito, como compra de votos, essas coisas, nós tivemos notificações a respeito disso. Sei que é uma coisa que o Brasil tenta combater com isso, mas ainda assim Itabira evoluiu demais nesse quesito.
Qual a expectativa para as eleições desse domingo?
Elaine Gomes: As expectativas são as melhores possíveis, considerando o corpo a corpo que a gente viu na rua, fazendo a campanha política, então assim, nós esperamos uma grande surpresa nas urnas, mas esperamos no mais que seja feita a vontade de Deus, que é o que é melhor para todos nós.
Qual a importância do exercício da democracia?
Elaine Gomes: O exercício da democracia, a voz do povo é a voz de Deus, então o povo que deve escolher o seu representante, porque quer dizer que os seus usos, os seus costumes, as suas leis vão ser elaboradas por aquele que ele escolheu, então você tem que escolher aquele que te representa, eu tenho que escolher aquele que me representa, senão eu vou viver debaixo de uma lei, debaixo de um julgo, que não fui eu que escolhi, que eu não concordo com aquilo, por isso é tão importante.
Qual o recado que você tem para o povo itabirano?
Elaine Gomes: Olha, ainda no corpo a corpo nós vimos muitas pessoas que não gostam sequer de falar de política, receber político. Eu já fui assim, apesar de estudar política. Eu falo assim: é hora de mudar, a gente vê as grandes nações e todo mundo se envolve com política nas grandes nações, e aí há uma democracia, o povo cobra, o povo pode fazer valer a lei, pode fazer valer os seus direitos nesses lugares, por quê Porque eles se envolvem na política, eles se conhecem, e quando você conhece, aquilo não te domina, é você que domina o que você conhece.
Qual avaliação você faz do seu desempenho e se você pretende, independentemente do resultado que sair hoje, disputar as próximas eleições, já tem isso na sua mente?
Elaine Gomes: Como é a primeira vez que participo, eu fiquei muito grata pelo convite. Pra mim é uma honra ser convidada pra um cargo tão alto dessa forma. Não sei o futuro que nos aguarda, e sei que o futuro pertence a Deus, e o que eu deixo é que as pessoas devem se envolver mais com a política, devem entender mais da política e ver isso como uma honra, porque a política é quem delimita todas as coisas da nossa sociedade.