A Associação Comercial e Industrial de Conceição do Mato Dentro (ACE CMD) lançou nesta terça-feira, 9 de janeiro, um movimento em apoio a ampliação das atividades da Anglo American no município. Além da manifestação favorável ao projeto, foi marcado um encontro aberto ao público para o próximo dia 17, às 8h, na praça Ubaldina, no centro da cidade. A mineradora aguarda a licença estadual para iniciar as obras da etapa 3, que poderá ser votada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), no dia 26 deste mês.
No Facebook e em grupos do WhatsApp várias pessoas têm manifestado apoio à mineradora postando: #Etapa3EuApoio
De acordo com o presidente da Associação Coryntho Filho, o objetivo do movimento é muito amplo e não foca somente na atuação direta da mineradora. Para ele, tão importante quanto ampliar as atividades da Anglo, é diversificar a economia e principalmente, aquecer o comércio local. “Conceição tem um número de desempregados que é preocupante. Temos que preparar o nosso mercado para um longo prazo e criar novas oportunidades para quem não tem um perfil para trabalhar em mineração. Nossa cidade tem muitas vocações econômicas e a ampliação da Anglo American vai potencializar muito outras atividades”, declarou.
Coryntho ainda relata que o movimento tem apoio de diversas associações comunitárias, sindicatos, cooperativas, Senai e outras escolas. “A grande maioria da cidade é a favor do empreendimento com responsabilidades. Tenho certeza de que outros municípios gostariam de ter uma empresa desse porte. O fato de a Anglo American estar sendo transparente no processo e se mostrar interessada no desenvolvimento social de Conceição, teve um peso muito grande para criarmos o movimento”, defendeu Coryntho.