Após Assembleia Geral, presidida pelo presidente da FIFA, realizada em Doha, no Catar, a associação internacional que regula as regras do futebol (IFAB) aprovou nesta segunda-feira (13) que as cinco substituições sejam adotadas de forma definitiva. Essa mudança era apenas temporária e foi implementada por causa da pandemia de Covid-19 mas, diante do apoio da comunidade futebolística, a entidade decidiu aprovar o novo limite.
A regra de três janelas para substituições, além do intervalo do jogo, segue valendo. A IFAB também definiu que os treinadores agora podem contar com até 15 atletas no banco de reservas a partir do dia 1 de julho. Atualmente, o número de atletas no banco é de 12 jogadores.
Mesmo com essa mudança aprovada, cabe à Fifa decidir se vai aplicar o aumento para 26 convocados para cada seleção na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Outro ponto tratado na reunião foi sobre a possibilidade dos árbitros de campo portarem câmeras corporais. A medida seria para tentar evitar as ofensas feitas ao árbitro, o que aumentaria a segurança nas partidas de futebol profissional.