Um ataque a tiros durante um jantar de gala com jornalistas correspondentes da Casa Branca causou momentos de tensão na noite de sábado (25), em Washington D.C., nos Estados Unidos. O evento reunia autoridades, jornalistas e convidados, incluindo o presidente norte-americano, Donald Trump.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades neste domingo (26), tiros foram ouvidos nas proximidades do salão onde ocorria o jantar, levando agentes do Serviço Secreto a retirarem rapidamente Trump e outros integrantes do governo do local.
Testemunhas relataram que os disparos aconteceram no momento em que os convidados iniciavam a refeição. Em meio ao pânico, participantes se esconderam debaixo das mesas enquanto agentes armados entravam no salão para conter a situação.
Suspeito identificado
O suspeito foi identificado como Cole Allen, de 31 anos, morador da Califórnia. De acordo com a polícia de Washington, ele portava uma espingarda, uma pistola e facas. O homem teria tentado acessar a área principal do evento, mas foi interceptado por agentes de segurança ainda do lado de fora.
Durante a abordagem, houve troca de tiros. Um agente do Serviço Secreto foi atingido no colete à prova de balas e passa bem. As autoridades acreditam que o suspeito agiu sozinho.
Investigações
O caso está sendo investigado pelo Federal Bureau of Investigation. Até o momento, a motivação do ataque não foi confirmada, embora investigadores apurem a possibilidade de intenção direcionada a integrantes do governo. A repórter brasileira Raquel Krahenbuhl, que estava no local, relatou que o esquema de segurança do evento não incluía revista rigorosa na entrada principal do hotel, o que levantou questionamentos sobre o controle de acesso.
Além de Trump, estavam presentes no jantar a primeira-dama Melania Trump, o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio. Todos foram evacuados em segurança.
Em pronunciamento após o incidente, Trump classificou o episódio como “traumático” e elogiou a atuação rápida dos agentes de segurança. O suspeito deve responder na Justiça federal por crimes relacionados ao uso de arma de fogo e agressão contra agente federal.

