Site icon DeFato Online

Atenção às barragens deve ser estendida até a próxima sexta, alerta ANM

Lula sanciona Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens com vetos

Barragem do Itabiruçu, em Itabira - Foto: Arquivo/DeFato

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta nesta segunda-feira (27) recomendando às empresas que possuem barragens de mineração que mantenham o estado de alerta até a próxima sexta-feira (31). De acordo com as novas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda haverá de fortes chuvas nos próximos dias nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

 

No último sábado (25), a Vale acionou o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Sul Inferior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais. Segundo a mineradora, em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável. Na sexta-feira (24) o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, decretou estado de emergência na cidade.

“Os fiscais da ANM pedem que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas – em especial do estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto”, diz trecho da nota.

Em caso de qualquer situação de anormalidade, a ANM informa que o PAEBM deverá ser acionado e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) imediatamente comunicado.

Exit mobile version