Atenção: Governo de Minas cancela antecipação do feriado
Projeto de Lei seria votado hoje na ALMG, mas o estado recuou
Na manhã desta terça-feira (30), o Governo de Minas, em decisão conjunta com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desistiu de implementar o ‘super feriado’ em Minas Gerais. Em nota enviada à imprensam a ALMG disse que a definição “se deve ao entendimento de que a eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico, por isso, a proposta foi retirada do projeto”.
A intenção do Projeto de Lei seria estender o recesso da próxima sexta-feira (2) até a quarta-feira (7) que vem, com o intuito de conter a disseminação do coronavírus. A medida, idealizada pelo presidente da ALMG, o deputado Agostinho Patrus (PV), seria votada hoje.
Super feriado em São Paulo
Desde a última sexta-feira (26), a cidade de São Paulo instituiu o seu “super feriado”, em uma tentativa de aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19.
Foram antecipados dois feriados de 2021 (Corpus Christi; de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro) e três feriados de 2022 (aniversário de São Paulo, de janeiro; Corpus Christi, de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro). A medida tem gerado críticas, especialmente pelo fato de muitas pessoas viajarem ao litoral e não respeitarem as restrições necessárias no combate ao coronavírus.
Super feriado no Rio de Janeiro
O Governo Estadual do Rio também apostou na medida. Na quarta-feira (24) passada, a autarquia definiu quais seriam as medidas restritivas mínimas adotadas durante o período de antecipação de feriados. Porém, os municípios possuem autonomia para adotar regras mais rígidas, como é o caso do Rio e de Niterói.
Apesar da extensão do feriado, está proibida a permanência nas praias de todo o estado.