Site icon DeFato Online

Atleta conceicionense representa o Brasil no Mundial de Futsal de Surdos

A conceicionense Murielly Andreza, de 15 anos, está representando o Brasil no Mundial de Futsal de Surdos em Winterthur, na Suíça. Ela e mais 13 atletas embarcaram para a Europa no dia 4 de novembro na busca pelo lugar mais alto do pódio.

A jovem, natural de Conceição do Mato Dentro, foi escolhida em uma peneira entre 24 jogadoras para defender a Seleção e hoje, após tanto esforço, é motivo de orgulho para a família e todos os conceicionenses.

De acordo com a mãe de Murielly, Izabel Cristina, a filha nasceu surda e sempre praticou esportes. Porém, o que mais enchia os olhos da garota de felicidade era jogar futebol. A jovem, segundo a mãe, já participou de outros campeonatos esportivos em Belo Horizonte, cidade em que mora atualmente.

“Desde de bem pequena ela arrancava todas as cabeças das bonecas que comprava para poder chutava”, conta Izabel. 

Toda orgulhosa, Izabel conta que a filha sempre foi muito esforçada e determinada. “Ver onde ela está agora me deixa muito feliz. É um reconhecimento muito grande porque nós vamos pelo menos uma vez por mês à São Paulo para ela treinar. Mesmo se ela não vier com o outro já foi uma grande vitória”, afirma a mãe.

Seleção Brasileira de Futsal de Surdos

Apesar de não conseguir conversar com Murielly todos os dias, Izabel disse que toda vez que o telefone toca é uma emoção diferente. Segundo ela, na última vez que tinha falado com a filha, Murielly estava chorando após ter vencido um dos jogos do Mundial. “A gente não consegue conversar sempre e ficamos com muita saudades. O grupo criado no WhatsApp com os familiares de todas as jogadoras ajuda para termos mais informações e não ficar tão preocupada”, conta Izabel.

Sociedade dos Surdos de BH 

Murielly faz parte da Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte. Izabel conta que a família se mudou para a capital mineira com o objetivo de dar seguimento ao tratamento da filha, que frequentemente tem consultas com fonoaudiólogo. De acordo com a mãe, Murielly é alfabetizada em libras desde os 3 anos de idade, mas a jovem ainda fala um pouco e precisa ser estimulada.

Para participar da competição, a jovem contou com o patrocínio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, já que o Estado não reconhece as atletas como time paraolímpico. Nessa quinta-feira (14), a Seleção Brasileira venceu a Alemanha por 8 a 4 e garantiu a vaga para a final do torneio, último passo para medalha de ouro. Agora, as meninas aguardam o resultado do jogo entre Holanda e Polônia para saber quem elas irão enfrentar na final neste sábado (16)

Os vídeos dos jogos estão sendo transmitidos no Facebook da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.

 

 

Exit mobile version