O sábado (15) não foi bom para as pretensões de Atlético-MG e América-MG no Campeonato Brasileiro. As duas equipes ainda buscam conquistar uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores da América, em 2023. E os jogos de ontem representavam boas oportunidades nesse planejamento: o Galo encarava o time reserva do Flamengo e tinha a oportunidade de superar um adversário que está acima na tabela; já o Coelho fazia um confronto de “seis pontos” diante de um rival que briga diretamente por um espaço entre os seis primeiros colocados da competição. Porém, os dois times mineiros saíram derrotados.
Mesmo poupando seus titulares, por conta do jogo da volta na final da Copa do Brasil, na quarta-feira (19), o Flamengo somou mais três pontos e chegou aos 55 pontos (distante dos 67 do líder Palmeiras, que ainda jogará na rodada) e voltou para o terceiro lugar da tabela. O Atlético estacionou nos 47, cada vez mais longe dos líderes. O time mineiro termina o sábado na sétima colocação, tecnicamente fora da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.
No Maracanã, o técnico Dorival Junior poupou praticamente todo o time titular do Flamengo. Somente o goleiro Santos e o volante João Gomes, suspenso para a partida decisiva, estiveram em campo neste sábado. Do outro lado, o Atlético tinha o retorno de Hulk, recuperado de uma lesão na panturrilha esquerda. O gol rubro-negro foi marcado por Everton Cebolinha, aos 37 do primeiro tempo, em belo lançamento do zagueiro Fabrício Bruno. Apesar de ter saído derrotado, o Galo Mineiro buscou até o fim marcar o seu gol, mas não conseguiu mostrar eficiência.
Veja os gols de Flamengo x Atlético-MG:
Ficha técnica:
Flamengo 1 x 0 Atlético-MG
Flamengo: Santos; Varela, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Matheuzinho e Victor Hugo (Daniel Cabral); Marinho (Werton), Everton Cebolinha (Igor Jesus) e Matheus França (Mateusão). Técnico: Dorival Junior.
Atlético-MG: Everson; Guga (Mariano), Nathan Silva, Alonso e Dodô; Allan, Otávio (Pavón) e Nacho Fernández (Vargas); Zaracho, Keno (Ademir) e Hulk (Alan Kardec). Técnico: Cuca.
Gol: Everton Cebolinha, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Matheus França, Fabrício Bruno, Santos e Victor Hugo.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Renda: R$ 2.479.344,25.
Público: 48.966 pagantes (51.179 no total).
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
América x Fortaleza
No confronto direto de dois times que sonham com uma vaga na próxima Copa Libertadores, o Fortaleza levou a melhor e, com dois gols de Thiago Galhardo, superou o América-MG por 2 a 1, também na noite de sábado, no Independência, em Belo Horizonte (MG). O experiente Wellington Paulista diminuiu para o Coelho em cobrança de pênalti.
Novamente o time do técnico Juan Pablo Vojvoda entregou uma atuação sólida, chegando ao sexto jogo sem derrota, colando no G-6 na tabela. O Fortaleza ainda atuou metade do segundo tempo com um jogador a menos porque Caio Alexandre foi expulso.
Com o resultado, o Fortaleza dorme na nona colocação, com 44 pontos, com um ponto a menos que o próprio América-MG, que soma 45 e ocupa o oitavo lugar. Os dois times sonham com uma possível transformação de G-6 em G-8, já que os clubes brasileiros envolvidos nas finais da Copa do Brasil e Libertadores, não dão sinal de que sairão do G-6 até o fim do campeonato.
Na próxima rodada, o América-MG continua em Belo Horizonte (MG), onde recebe o Flamengo na Arena Independência, no sábado (22), às 19h. O Fortaleza joga somente na segunda-feira (24), diante do Atlético-MG na Arena Castelão, às 20h, em Fortaleza (CE).
Veja os gols de América x Fortaleza:
Ficha técnica:
América-MG 1 x 2 Fortaleza
América-MG: Matheus Cavichioli; Luan Patrick, Éder, Ricardo Silva e Marlon (Danilo Avelar); Juninho (Wellington Paulista), Alê, Matheusinho, Felipe Azevedo (Aloísio) e Gustavo (Benítez); Henrique Almeida (Mastriani). Técnico: Vagner Mancini.
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Britez, Titi e Juninho Capixaba; Caio Alexandre, José Welison e Hércules (Ronald); Pedro Rocha (Romarinho) (Habraão), Thiago Galhardo (Moisés) e Robson (Lucas Crispim). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Thiago Galhardo, aos 33 minutos do primeiro tempo. Galhardo, aos 37, e Wellington Paulista (pênalti), aos 45 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Henrique Almeida (América-MG); Romarinho e Tinga (Fortaleza).
Cartão vermelho: Caio Alexandre (Fortaleza).
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP).
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG).