O domingo é de clássico no futebol mineiro. Atlético e América entram em campo na tarde de hoje, às 16h — em partida disputada no Mineirão. A equipe alvinegra tem a seu favor o ótimo retrospecto recente no duelo, com 20 vitórias sobre o Coelho nos últimos 34 jogos. Para além da história do confronto, os dois times precisam da vitória para ter um pouco mais de tranquilidade na temporada. A partida será transmitida pela rádio Caraça 90,5 FM.
De acordo com um levantamento do Super Esportes, Atlético e América se enfrentaram 34 vezes nos últimos dez anos, por diferentes competições, como Campeonato Brasileiro, Mineiro, Copa Libertadores e até mesmo a extinta Primeira Liga. Nesse período, o Galo saiu vitorioso em 20 jogos, já o Coelho conseguiu apenas três vitórias. Os empates foram 11.
O Atlético também domina a história recente do clássico quando o quesito é gol. O time atleticano colocou a bola no fundo da rede em 62 oportunidades, com uma média de 1,8 gols por jogo. O América, por sua vez, marcou 28 gols e tem uma média de 0,8 tentos por partida.
Apesar do histórico favorável ao Galo, não há garantias de vida fácil para os comandados de Felipão neste domingo. O Atlético entra em campo pressionado após quatro jogos sem vintórias — empates com Bragantino e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, e Libertad, pela Libertadores, além de uma derrota para o Fortaleza, também pela competição nacional.
Para o confronto, o provável time do Atlético é: Everson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Igor Gomes; Pavón; Paulinho e Hulk.
+ Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos
Já o América vive momento complicado no Brasileirão. Na zona de rebaixamento, onde ocupa a 19ª posição, a equipe do treinador Vagner Mancini tenta mudar a chave na temporada e reencontar o caminho para vitórias na competição nacional. O jogo da última quinta-feira (29), quando venceu o Penãrol pela Copa Sul-Americana e conseguiu se classificar para os playoffs da competição, pode dar o ânimo necessário para resultados melhores na temporada.
O Coelho deve ir a campo com: Mateus Pasinato; Marcinho, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar; Juninho, Lucas Kal e Benítez; Felipe Azevedo, Aloísio e Everaldo.