O deputado estadual Bruno Engler, candidato do PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro à prefeitura de Belo Horizonte, marcou presença no ato contra Moraes e Pacheco, realizado neste domingo (29), na Praça da Liberdade, na capital mineira.
O evento contou com as presenças de aliados de Engler, como o senador Cleitinho (Republicanos) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
Cartazes ostensivos pedindo o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e até um boneco inflável do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), vestido de banana e com os dizeres: “se não pautar, vamos cassar”, numa referência a um pedido de impeachment de Moraes protocolado no Senado, eram exibidos na praça.
O PSD, partido de Pacheco, foi alvo também de constantes críticas, com o público presente reiterando campanha nas redes sociais contra os candidatos da legenda nas eleições municipais em todo o país.
O ato teve início com músicas gospel e o hino nacional, com os presentes reiterando que o evento era suprapartidário, sem ideologia eleitoral, o que foi também reafirmado por Engler, que pediu que as bandeiras com os números dos candidatos fossem abandonadas.
Falando à imprensa, Engler destacou: “Estamos aqui como cidadãos, pela nossa liberdade. Temos esse direito de ir e vir, não é um evento da minha campanha, mas uma demonstração de coragem”.
Estiveram presentes ao ato os senadores Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Marcel Van Hatenn (Novo-RS).
Bia Kicis se manifestou dizendo: “Nós estamos aqui porque essa é a terra de Pacheco, mas quero lembrar ao senhor Rodrigo Pacheco que moderação na defesa da Justiça se presta a injustiça.
Marcel Van Hatenn puxou coro com a multidão com palavras de ordem contra Moraes e Pacheco.
O deputado Bruno Engler, no debate da TV Record Minas, no sábado (28), adotou um discurso mais moderado e gentil com seus oponentes, diferente de outros discursos mais agressivos em eventos recentes, salientando, inclusive, respeito pela deputada federal Duda Salabert (PDT).
Rogério Correa, deputado federal pelo PT, criticou o evento de cunho nacional, dizendo: “Tem candidato indo para ato contra Alexandre de Moraes. O que isso tem a ver com BH”?, questionou durante o debate na Record.