Site icon DeFato Online

Através de pomar demonstrativo, Prefeitura de conceição investe no cultivo de uvas

uva pomar

Foto: Prefeitura de Conceição

Basta pesquisar para descobrir que as uvas estão presentes desde sempre em ocasiões especiais, seja na mitologia grega, nos banquetes de Dionísio e até mesmo na fé Cristã, onde Jesus utilizou o vinho simbolizando o sangue de Cristo na Santa Ceia com os discípulos antes da crucificação.

Levando em consideração a importância da fruta e visando incluí-la na realidade dos produtores rurais do município, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) tem investido no cultivo de uvas no Pomar Demonstrativo do Posto Agropecuário (Ministério), que fica localizado às margens da Rodovia MG-10, sentido Serro. 

O Pomar Demonstrativo funciona em caráter experimental com vários tipos de frutas que servem de modelo para eventuais produtores que desejam iniciar o cultivo. De acordo com a Prefeitura foi realizado, antes da pandemia, um Dia de Campo para auxiliar os interessados. 

Foto: Prefeitura de Conceição

Em 2020, o Pomar conseguiu manter aproximadamente 500 pés de uva, sendo elas de mesa, que são as doces e as rosés que são  mais ácidas e melhores para a produção de vinho. A colheita aconteceu no mês de dezembro e as uvas foram distribuídas em todas as Secretarias Municipais e algumas entidades do município. 

Para 2021, a Prefeitura e a Emater pretendem ampliar o cultivo de uvas ácidas para a produção de vinho artesanal. A intenção é criar uma mini vinícola experimental com apoio técnico para incentivar os pequenos produtores na produção de vinho.

O projeto está sendo estudado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e especialistas. Tendo o município de Catas Altas como exemplo de sucesso, a equipe planeja uma visita técnica à cidade para aprender mais sobre a produção de vinho artesanal.

Foto: Prefeitura de Conceição
Exit mobile version