Site icon DeFato Online

Ausência de Bolsonaro na posse de Trump é repercutida mundo afora

Foto: Isac Nóbrega/PR/Flickr

Com a negativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes em devolver o passaporte ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sua mulher, Michelle Bolsonaro, vai representá-lo na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (20), em Washington. 

A decisão de Moraes repercutiu nos principais jornais do mundo, como o The Washington Post, The New York Times, nos EUA, The Guardian, no Reino Unido, El País, na Espanha e Al Jazeera, no Catar.

Em sua matéria, o New York Times destaca que Bolsonaro enfrenta vários inquéritos na Justiça e que ele vê a posse de Trump “como elemento de mudança política de sua nação, talvez até o mantendo livre.” Um dos temores de Bolsonaro é de que possa vir a ser preso.

O Washington Post destaca os conflitos entre o ex-presidente e o ministro Moraes, ressaltando trecho de sua decisão, em que fala que “o político de extrema-direita não exerce nenhuma posição que lhe permita representar o Brasil no evento.” O mesmo veículo comenta o desabafo de Bolsonaro em que acusa o sistema judicial brasileiro de perseguição política, lembrando que Trump superou o ativismo judicial em seu país. “Eu também o superarei”.

Já o Al Jazeera, em seu site, ressalta a apreensão do passaporte “como parte do processo das investigações ainda em andamento, lembrando que Bolsonaro é conhecido como “o Trump dos trópicos,” destacando que o ex-presidente nega todas as acusações a ele impostas, mas a polícia o considerou um risco de fuga.

O inglês The Guardian lembra que a apreensão ocorreu em fevereiro de 2024 e cita a acusação de ameaça à democracia de 40 anos no Brasil, sob acusação de conspiração e tentativa de impedir a posse do candidato de esquerda.

O espanhol El País faz menção à euforia dos bolsonaristas com a vitória de Trump. “A eleição do magnata foi recebida com euforia pelos apoiadores de Bolsonaro, “mas o chefe da oposição brasileira enfrenta crescentes problemas legais”.

O jornal mencionou a ida de Michelle Bolsonaro representando o marido na posse de Trump.

* Fonte: CNN Brasil

Exit mobile version