Site icon DeFato Online

Ausência de vereadores causa desconforto na Câmara de Itabira

Câmara de Vereadores

foto Thamires Lopes

Durante a reunião ordinária dessa terça-feira, 22 de setembro, Reginaldo das Mercês Santos (Patriota) chamou a atenção do presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), quanto à ausência de seis parlamentares no plenário.

Reginaldo Santos fez questão de frisar que muitos vereadores apenas assinam a ata da reunião e não participam das votações. “Com todo o respeito, a gente sabe que tem vereadores sérios nessa casa, mas alguns aqui tem falhado muito”. O vereador do Patriota ainda comentou que essa não é a primeira vez que nota a ausência dos companheiros de plenário. “Como sempre o Regimento é rasgado. Os vereadores não estão presentes na votação, não comparecem e utilizam dessa artimanha mais uma vez”, disse.

O presidente da Câmara pediu que fossem ditos os nomes dos parlamentares ausentes, para constar em ata, mas Reginaldo preferiu não dizer. Ele ressaltou apenas que “infelizmente, tem gente aqui que chega na hora que quer. Acho até injustiça a gente não ter o painel funcionando para comprovar as ausências. Se o painel estivesse funcionando com certeza a gente saberia quem votou e quem não votou”, finalizou.

O painel da Câmara, antes da pandemia, já não estava sendo usado nas reuniões ordinárias e não é possível saber se há um defeito. A reportagem da DeFato notou que, no momento em que Reginaldo Santos falou sobre as ausências, os vereadores Paulo Soares (MDB), Allaim (PTB), André Viana (Patriota), Reinaldo Lacerda (PSDB), Carlin Filho (PSDB) e Weverton Vetão (PSB) não estavam no plenário. Depois, aos poucos, eles foram chegando e se acomodando.

Nossa reportagem também tentou consultar o regimento interno para apurar as informações, mas ele não pôde ser encontrado no site da Câmara de Itabira.

Reunião Ordinária

Durante a reunião ordinária, a pedido do vereador Reginaldo Santos, foi retirado para vista o PL 64/2020, sobre a ampliação do limite para abertura de créditos adicionais do Orçamento Municipal, de autoria do Prefeito Municipal. Além disso, por unanimidade, foi aprovado o PL 59/2020, que institui o 13 de julho como “Dia Municipal da Música do Rock”. A proposta é do Vereador Adélio Martins da Costa (MDB).

Finalizando a reunião, o vereador Jovelindo de Oliveira Gomes (MDB), entregou para a Senhora Sônia Aparecida Lourenço Rossi, um “Moção de Pesar” pelo falecimento de seu marido, Senhor Reinaldo Rossi, conhecido como Mangaroa, falecido no dia 4 de setembro de 2020.

Reeleições

Vale lembrar que dos 17 vereadores que compõe a Câmara de Itabira, apenas dois anunciaram oficialmente que não irão tentar a reeleição. Um dos vereadores mais experientes, Solimar José da Silva, irá apoiar seu assessor parlamentar, o ex-vereador Pacelli Eustáquio Silveira Moreira, que se filiou ao MDB para concorrer a uma vaga na Câmara. Já André Viana, que está em seu primeiro mandato, decidiu não disputar a reeleição.

Nos bastidores, há notícias que Reginaldo das Mercês Santos (Patriota) também abrirá mão da candidatura à reeleição.

Exit mobile version