Site icon DeFato Online

Australian Open terá nove brasileiros

Australian Open terá nove brasileiros

O prodígio João Fonseca fará sua estreia em grand slams. Foto: Confederação Brasileira de Tênis

Começa hoje o primeiro grande evento do ano do tênis, o tradicional Australian Open, em Melbourne. O grand slam do verão deste ano terá um atrativo a mais para o público brasileiro, já que nove de nossos atletas disputarão o torneio. O primeiro atleta a entrar em quadra será o veterano Thiago Monteiro (106º ATP) quem aliás, disputará o seu 22º grand slam da carreira.

Hoje mesmo, Monteiro enfrenta o japonês Nei Nishikori (74), a partir das 22h30. Thiago Wild (76º) também disputa a fase principal no torneio de simples. Nas duplas, representam o Brasil a medalhista olímpica Luisa Stefani, o veterano Marcelo Melo, Orlando Luz e Rafael Matos, além da própria Bia Haddad, que é também duplista.

O grand-slam, como são chamados os principais (e maiores) torneios do esporte, contam com as categorias de simples (masculina e feminina), duplas (divididas por gênero) e duplas mistas. O Brasil terá representantes em todas essas disputas. Entre os nomes de destaque estão Bia Haddad e o jovem João Fonseca, que fará a sua estreia em grand slams.

Bia Haddad busca se superar

A melhor brasileira do tênis profissional há três anos, Bia Haddad será uma das cabeças-de-chave do torneio feminino do Australian Open. Atualmente, ela ocupa a 16ª, somando 2.554 pontos nos últimos doze meses. Bia encara a argentina Julia Riera (147), com horário ainda a definir.

Bia ocupa o Top 20 mundial há três temporadas, tendo alcançado o top 10 em outubro do ano passado, o que, aliás, é seu recorde até o momento. O seu melhor desempenho da carreira em slams foi no Rolland Garros, em 2023, quando perdeu na semifinal para Iga Swiatek, então nº1 do mundo.

João Fonseca ganha os holofotes do tênis mundial

Na chave masculina do slam, a presença de João Fonseca é foco da atenção de muitos especialistas e fãs de tênis em todo o mundo. Depois de vencer o torneio de calouros no ano passado (o ATP NextGEN), e o primeiro Challenger do ano, João passou a ocupar um lugar de destaque. No entanto, sua tarefa não será fácil porque estreia contra o russo Andrey Rublev, atual nº8 do mundo e um dos principais tenistas do circuito. Nesta semana, o ex-número 1 do mundo, Andy Roddick apostou em João na partida contra Rublev, e profetizou que ele será um dos principais tenistas do mundo “em dois ou três anos“.

Djokovic busca o 100º título; Sabalenka é favorita

O sérvio Novak Djokovic, o último remanescente do lendário Big 3 após a aposentadoria de Rafael Nadal, no ano passado, busca o seu centésimo título ATP da carreira. O ídolo do esporte ocupa atualmente a 7ª colocação do ranking e não conquista um grand slam desde 2023, quando venceu o U.S Open. O favorito para a disputa em Melbourne é o italiano Janik Sinner, atual líder do ranking mundial e defensor do título do Australian Open. Os seus principais concorrentes serão Alexander Zverev (2º, Alemanha), Carlos Alcaraz (3º, Espanha), Taylor Fritz (4º, EUA) e Daniil Medvedev (5º, Rússia).

Já na disputa da WTA, entre as mulheres, a bielorrusa Aryna Sabalenka é a principal concorrente ao título do torneio, não apenas por ser especialista no tipo de piso rápido como o de Melbourne. A atual líder do ranking mundial foi a vencedora no ano passado e, além disso, também conquistou o U.S Open. Sua principal rival é a polonesa Iga Swiatek, que oscila desde o caso de doping. Contudo, a jovem estadunidense Coco Gauff se mostra uma concorrente de peso para o primeiro grande título do ano.

Exit mobile version