Site icon DeFato Online

Autoridades comentam sobre o desempenho das eleições em Barão

eleições 2020 barão de cocais

Foto: Carinna Viganor/DeFato

O juiz, Luís Henrique Guimarães de Oliveira, da Comarca de Barão de Cocais, responsável também por São Gonçalo do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo realizou um panorama sobre as eleições do último domingo, 15 de novembro. Segundo o Dr. Luís Henrique, tudo transcorreu de maneira tranquila, tendo em vista que as eleições municipais naturalmente são mais acirradas e tem uma litigiosidade maior.

“Eram três cidades que estávamos responsáveis, sendo Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo e, em todas as três, foi bem tranquilo. Nós fizemos reuniões com as coligações e partidos bem no início, já para estabelecer quais seriam as regras do jogo e todos eles aceitaram as sugestões que foram feitas por mim e pelo Ministério Público. Após essa reunião, eles cumpriram de forma razoável o que foi combinado. O que acho que também contribuiu para que as eleições fossem feitas de forma mais limpa, sem poluição sonora inclusive e facilitou a gestão e a forma como o processo foi se transcorrendo”, conta.

Juiz Luís Henrique Guimarães de Oliveira da Comarca de Barão de Cocais
Foto: Carinna Viganor/DeFato

De acordo com a avaliação do juiz, naturalmente houveram algumas intercorrências, demonstrações de atrito entre candidatos e partidos, mas nada que partisse para algo mais sério, foram intercorrências naturais do jogo eleitoral.

“Pude ver que a eleição estava transcorrendo de forma natural, com as ruas limpas em São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo e Barão de Cocais, então eu considero que os acordos foram cumpridos de forma razoável, demonstrando a seriedade por parte dos envolvidos no processo eleitoral”, continua.

A chefe do 22º Cartório Eleitoral, Michele Smania Fontana, informou que a rotina no órgão foi tranquila ao longo do domingo eleitoral. “Tivemos quatro trocas de urnas aqui em Barão de Cocais e nenhuma troca em São Gonçalo do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo. Em relação a isso, foi uma média boa de troca, foi bem baixa”, explica. A responsável pelo Cartório Eleitoral ainda ressaltou, que no cenário geral, tudo aconteceu tranquilamente.

O Dr. Luís Henrique ainda destacou a importância de parabenizar os candidatos, os partidos e os eleitores que souberam fazer uma eleição tranquila. “Porque na verdade o que importa é a vontade do eleitor, e para que essa vontade seja externada, não há necessidade propriamente que haja agressões ou poluições, nada disso foi presenciado nessas eleições de agora”, finaliza.

Exit mobile version