Em função da evacuação dos 34 moradores da região da barragem Norte/Laranjeiras, em Barão de Cocais, na tarde desta sexta-feira (20), autoridades se reúnem para decidir quais os próximos passos do plano de ação. A reunião começou por volta das 13h, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde foi montado o posto de comando para os trabalhos das Defesas Civis Estadual e Municipal.
Além de representantes da Vale, a reunião conta com a presença do prefeito de Barão de Cocais, Décio Santos (PSB), o chefe da Defesa Civil Municipal, Hernani Duarte, o chefe da Defesa Civil Estadual Tenente-Coronel Flávio Godinho, representantes da Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo, representantes do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e o chefe da Polícia Militar, em Barão de Cocais, Tenente Lino.
Em entrevista exclusiva para a DeFato Online, o prefeito Décio Santos (PSB), informou que a evacuação não será realizada de forma imediata. A previsão é para que a mudança da comunidade seja feita até o dia 18 de dezembro.
Ainda, segundo o prefeito, as equipes das Defesas Civis Municipal e Estadual farão visitas aos moradores para definir como e quando realizar a evacuação. A Vale em parceria com a Defesa Civil Municipal já está mapeando as residências disponíveis no município para que os moradores possam escolher o melhor local.