A prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo implantou a assistência estudantil para apoiar os estudantes são-gonçalenses para cursar o ensino superior em outras cidades. O levantamento referente ao mês de março soma aproximadamente R$ 360 mil mensais em transporte, bolsa inteligente e estudantil, para quase 531 alunos do município.
João Henrique Santana de Oliveira reside na localidade de Sítio Oliveira, próximo a concluir o curso de engenharia de mobilidade, é beneficiado com o auxílio transporte. Com o apoio desse benefício, o jovem comenta: “com o auxílio tenho a tranquilidade de poder custear o transporte para a faculdade, sendo de grande ajuda para o deslocamento. A iniciativa da prefeitura é muito importante para a formação de mão de obra local”.
O auxílio é ofertado a alunos de graduação e pós-graduação em redes públicas e particulares com valores até R$400,00 para deslocamento, mensalidades e custeio de despesas fora do domicílio. Os benefícios são determinados conforme as leis municipais nº 2.230, 2.221 e 2.222.
A psicóloga Dariane de Lourdes Venâncio Santos estudou na capital por meio do programa. Hoje, exercendo sua função na Apae, salienta como o Auxílio a ajudou: “O auxílio foi um dos pilares da minha graduação, se não fosse pela bolsa seria muito mais difícil manter o curso. Sou muito grata pelo auxílio, pois sou muito feliz com o que eu faço”, reconhece Santos.