“São mais belas as altas montanhas que emolduram Barão de Cocais”. O trecho que faz parte do hino à cidade, composto pela cocaiense Lygia Maria Silva, confirma: parte das belezas de Barão estão nos seus atrativos naturais. Por meio de diversas ações, o município tem apostado na promoção do ecoturismo para o futuro da economia.
Dentre os principais atrativos do ecoturismo de Barão de Cocais, destacam-se a cachoeira de Cocais (no distrito de Cocais) e suas trilhas de acesso; o sítio Arqueológico da Pedra Pintada (também em Cocais) e as serras da Cambota e Garimpo.
A cachoeira de Cocais é um dos principais destinos de quem visita a região. São dez quedas d’água em uma montanha de pedra de mais de trinta metros. Além de ser um excelente local para os adeptos de esportes radicais, como: mountain bike, canyoning, trekking.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Gabriel Cassoli, por ser um investimento novo, as ações da pasta tem sido estruturadas desde a base, passando pelo conhecimento técnico do território e organização, sinalização, capacitação e aprimoramento dos equipamentos turísticos.
“As riquezas naturais de Barão de Cocais consolidam, por si só, um convite à exploração das atividades ecoturísticas. No entanto, o município nunca havia organizado sua estrutura física, burocrática, informativa e publicitária, ou seja, a cidade, no decorrer dos anos, não preparou seu trade turístico, o que é lamentável. Estamos estruturando pela base. Com a casa organizada, a cidade tem tudo para colher excelentes frutos a médio e longo prazo”, explica.
Descubra Barão
Um dos exemplos de promoção do destino cocaiense é a iniciativa “Descubra Barão”. O perfil @Descubrabarão, que ficou bem conhecido no Instagram é uma iniciativa privada iniciada e mantida pelos atuais colaboradores da Secretaria de Cultura e Turismo, que vivem e exploram as belezas do território cocaiense.
Segundo Gabriel, o foco do perfil é manter a qualidade visual e fotográfica, proporcionando aos seguidores imagens deslumbrantes de Barão de Cocais, que convoca à todos ao descobrimento das belezas aqui guardadas.