Moradores de Barão de Cocais contam com um benefício pago pelo governo municipal para a compra de materiais de construção. A ideia do programa ‘Cartão Habitação’, lançado pela Prefeitura, é que as famílias possam reformar, aumentar ou terminar de construir a casa própria.
O benefício é totalmente subsidiado, ou seja, não configura financiamento e nem prestação. De acordo com a Lei 1.938, promulgada neste mês, o valor do subsídio é de até R$ 20 mil. A compra dos materiais deve ser feita exclusivamente em locais credenciados pelo município.
A Assessoria de Comunicação do órgão informou que para ter acesso ao Cartão Habitação, o morador precisa possuir os seguintes requisitos: a família possuir renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total (de todos os moradores da casa) de até três salários mínimos; ser proprietário do imóvel onde mora e não ter uma segunda casa; ter inscrição no Cadastro Único do governo federal; morar na cidade há cinco anos; e estar inscrito no setor de habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Contudo, no primeiro momento o programa vai priorizar a população com moradia em situação de risco estrutural. Outras informações são possíveis pelo telefone (31) 3837-7608.
Ideia semelhante foi instituída na vizinha Santa Bárbara, em 2019, com subsídio à época de R$ 6,5 mil por beneficiário.