Na manhã deste sábado (28), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou de mais um simulado de evacuação de emergência, desta vez em apoio às defesas civis municipais de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo e à empresa Vale. Também participaram da simulação, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A atividade teve caráter preventivo e de treinamento e seu principal objetivo foi orientar a população que se encontra inserida em área de risco, a deslocar-se de maneira ágil e segura pelas rotas de fuga, adentrando aos pontos de encontro em plena segurança.
Foram estabelecidos 21 pontos de encontros na Zona de Autossalvamento (ZAS) e 18 na Zona de Segurança Secundária (ZSS). Ao longo de toda mancha de inundação (ZAS), os municípios têm 11 torres de sirenes instaladas com a função de alertar a população próxima, além de três carros de som.
O treinamento foi realizado com a população que mora nas Comunidades de UNA, Palmital e Carapuça ll.
De acordo com a Vale, nenhuma das barragens envolvidas no simulado (Barragens Norte/Laranjeira e Torto) apresenta risco de rompimento, estando estes empreendimentos em níveis seguros até a presente data.