O prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos (PSB), avalia a retomada gradual dos bares, restaurantes e lanchonetes no município. Segundo ele, a comissão de enfrentamento à Covid-19 discute o assunto ainda nesta terça-feira (9). Se forem demonstrados dados melhores quanto à circulação do vírus na cidade, um decreto de flexibilização poderá ser publicado de imediato.
Em 17 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Barão voltou a suspender alvarás de funcionamento (Decreto 268/2020) para coibir o consumo interno. Já no dia 25 de janeiro, o governo municipal foi mais restritivo: proibiu o acesso, turístico e de lazer, às unidades de conservação ambientais como parques e cachoeiras (Decreto 90/2020). Multas foram aplicadas e até um proprietário de cachoeira foi detido por desobediência à determinação.
Décio sinalizou otimismo com a reunião. “Com todas as medidas que tomamos, temos observado uma aparente melhora nos números da pandemia. Sendo os dados, de fato, positivos e que nos dê condições de flexibilização, poderemos publicar novo decreto”, disse Décio, por telefone.
No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (8/1), o município notificou 12 óbitos causados por complicações da Covid-19. Desde o início da pandemia, 1.391 casos positivos foram notificados.
Apelo
Na quarta-feira (3), representantes de bares, restaurantes e lanchonetes de Barão de Cocais pediram o apoio da Câmara de Vereadores no tema. O vereador Paulo Henrique Ferreira – “Paulinho da ONG” – intermediou o encontro com os colegas. “É difícil para as famílias ficarem com as portas fechadas, sabemos que a pandemia está em um momento crítico, mas é preciso dialogar”, disse ele, na ocasião.
A Câmara informou na data o envio de relatório da reunião à comissão de saúde e ao poder executivo, com as possíveis indicações para reabertura gradual e parcial do comércio, seguindo os protocolos de segurança.