Entre os dias 7 e 10 de setembro, Barão de Cocais será sede do Festival Cambotas High, que celebra a prática do highline — modalidade do slackline praticado em grandes alturas. O evento acontecerá na Serra de Cambotas, um oásis de práticas esportivas ao ar livre na região central das Minas Gerais.
Berço da maior parte da única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, é reconhecida por seu mar de montanhas e, por isso, não poderia ficar de fora de um dos maiores eventos de highline do País. Dentro desse contexto, Barão de Cocais foi escolhida pela sua exuberância natural e por abrigar a Serra de Cambotas, um paraíso de fácil acesso que contém um grande complexo de cachoeiras, trilhas, pinturas rupestres e paredes naturais com formações geológicas únicas para a prática do esporte. Todo esse cenário faz com que o município seja conhecido na comunidade outdoor como a “Meca do highline do Brasil”.
Isso porque o highline é uma prática esportiva ao ar livre em que o atleta atravessa penhascos com alguns bons metros de altura andando sobre uma fita de cerca de 25mm de espessura. Existe indícios de que esse esporte começou ainda nas décadas de 1970 e 1980 na Europa, quando escaladores, no momento de ócio devido a condições climáticas, esticavam suas fitas para tentar se equilibrar — daí pra cá o esporte vem sofrendo variações incríveis e se disseminando pelo mundo.
O Festival Cambotas High é organizado por um coletivo de praticantes do highline nativos de Barão de Cocais, o Cambotas Team Slackline, conta com a colaboração de vários praticantes da modalidade em Minas Gerais.
Segundo o coletivo, “o festival é uma celebração da organização desta comunidade outdoor e, por isso, faz com que este grande encontro se torne uma experiência cheia de peculiaridades. Dentre elas os nomes das linhas que compõem o mapa da Serra de Cambotas, a exemplo da Extensão Planetária, Entre o Sol e a Lua, Meio Caminho Andado, Menina Veneno, entre outros nomes bem característicos, cada uma destas linhas com altitude e distância diferentes fazendo um desafio a parte em cada segmento”.
Além da prática esportiva, o festival ainda tem como proposta a movimentação da economia local e está com inscrições abertas. “Se você não é praticante da modalidade mas tem a vontade de desfrutar do evento, pode fazer parte desta experiência usufruindo das atrações culturais e gastronômicas que cercam este acontecimento único em nossa região. Também haverá oficinas de escalada, circo e slackline, assim como visita guiada na serra e muito mais. A sede do evento está localizada na clássica Fazenda de Cambotas”, destaca a organização.
O Festival Cambotas High é um marco para os esportes de montanha brasileiro devido sua relevância para evolução do highline no Brasil e se encontra de portas abertas para apoio e patrocinadores que queiram atrelar sua marca ao evento. Para outras informações entre em contato através do direct do Instagram oficial do @cambotashigh.