Site icon DeFato Online

Bares devem reabrir depois do Carnaval em Barão de Cocais

Depois da crise, bares e restaurantes estão voltando ao ritmo normal

Foto: Divulgação

Os bares de Barão de Cocais poderão receber clientes após o Carnaval. A administração da cidade prepara um decreto de flexibilização do setor, que deve ser publicado na Quarta-Feira de Cinzas (16). O governo decidiu esperar o Carnaval passar para liberar o funcionamento dos bares temendo por um descontrole do público e pelo impacto nas estatísticas do coronavírus.

Já os restaurantes terão autorização para reabrir antes. O prefeito de Barão, Décio dos Santos (PSB), disse, por telefone, que um decreto flexibilizando o funcionamento desses estabelecimentos será divulgado entre hoje, 10, e esta quinta-feira, 11.

Haverá regras quanto ao distanciamento entre pessoas e limite de clientes por mesa. A retomada gradual do segmento de alimentação e bebidas fora de casa foi decidida na terça-feira, 9, em reunião da comissão de enfrentamento à Covid-19 no município. A medida atende às reivindicações daqueles que sobrevivem do segmento.

“Acreditamos que temos que flexibilizar um pouco, mas com cautela. Hoje temos o pior cenário desde o início da pandemia. Em todo o período, 40% do número de contaminados se deu no último mês”, ressaltou Décio. O último boletim epidemiológico fechado pela Prefeitura de Barão de Cocais até a publicação desta matéria (de 9/2) notificou 13 óbitos causados pela Covid-19.

Entenda

Em 17 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Barão voltou a suspender alvarás de funcionamento (Decreto 268/2020) para coibir o consumo interno. Já no dia 25 de janeiro, o governo municipal foi mais restritivo: proibiu o acesso, turístico e de lazer, às unidades de conservação ambientais como parques e cachoeiras (Decreto 90/2020).

Ponto facultativo

A Prefeitura manterá expediente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro (segunda a quarta-feira de Carnaval), informou a Assessoria de Comunicação do órgão. O ponto facultativo do período foi suspenso pelo governo para tentar evitar a realização de eventos e as aglomerações.

Exit mobile version