Site icon DeFato Online

Barragens: Itabira e Santa Maria de Itabira terão simulado de emergência no dia 14 de maio

Barragens: Itabira e Santa Maria de Itabira terão simulado de emergência no dia 14 de maio

Barragem de Santana, da Vale, entre Itabira e Santa Maria de Itabira - Foto: Divulgação/Vale

A mineradora Vale realizará na próxima semana mais um simulado prático de emergência em caso de rompimento de barragens em Itabira e Santa Maria de Itabira. A ação acontece no sábado (14), às 15h, e conta com apoio técnico das defesas civis de Minas Gerais e dos respectivos Municípios. Durante o treinamento, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes — mas, antes, será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado — e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.

Para explicar e anunciar o exercício, a mineradora e a Defesa Civil de Itabira fizeram uma apresentação on-line para a imprensa na manhã desta sexta-feira (6). Segundo eles, o primeiro simulado de 2022 será realizado no Eixo Norte do Sistema Itabira, que engloba partes das zonas urbana e rural da cidade-berço da Vale, além de Santa Maria de Itabira. “Com o simulado pretendemos testar as nossas ações para situações de emergência e criar uma cultura de segurança junto com as comunidades”, afirmou Francisco Oliveira, representante da multinacional.

O treinamento será destinado para as comunidades que estão localizadas nas chamadas Zona de Autossalvamento (ZAS) e parte da Zona de Segurança Secundária (ZSS) das barragens de Borrachudo, Borrachudo II, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Piabas, Cemig I, Cemig II e Santana.

De acordo com a Vale, 1.076 pessoas participarão do simulado, sendo 473 de Itabira e 603 de Santa Maria de Itabira. A ação impactará 344 edificações e 16 bairros dos municípios. Também envolverá 51 pontos de encontros e 17 sirenes serão acionadas durante o exercício.

Comunidades atingidas

Em Itabira as localidades que serão impactadas pelo simulado de emergência são Borrachudo, Monjolo da Carolina, Comunidade Gaspar, Mandembo, Padres, Pedreira, Rocinha e Zona Rural.

Já em Santa Maria de Itabira são: Comunidade Cordeiros, Comunidade Flor do Vale, Comunidade Gaspar, Córrego dos Lages, Morro Queimado, Chácara, Soares (Piteira) e zona rural.

Outro simulado

Durante a apresentação para a imprensa, representantes da Vale e da Defesa Civil de Itabira também anunciaram que haverá mais um simulado de emergência em 2022, que deve ser realizado em agosto. Esse segundo treinamento será destinado ao Eixo Sul do Sistema Itabira, que abrangerá uma população maior localizada no perímetro urbano do Município.

“O simulado é uma atividade legal que temos que praticar anualmente. Aqui em Itabira teremos dois simulados por ano, sendo que no Eixo Norte acontecerá em maio; e no Eixo Sul será realizado no mês de agosto”, disse Francisco Oliveira.

“Separamos em Eixo Sul e Eixo Norte porque senão a área ficaria muito extensa para controlarmos. Então dividimos para facilitar o trabalho, além de que os públicos nessas áreas são diferentes — no Eixo Norte pega mais a zona rural e Santa Maria de Itabira; enquanto o Eixo Sul envolve mais a cidade de Itabira”, completou Nilma Macieira de Castro, coordenadora da Defesa Civil de Itabira.

Situação das barragens

De acordo com um release enviado pela Vale, “o simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência, um dos pilares do princípio de garantia de não repetição. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias das duas cidades”.

A mineradora, ainda, garantiu que “não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Borrachudo, Dique Ipoema, Dique Quinzinho, Alcindo Vieira, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”.

Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Confira as principais vias que serão interditadas durante o simulado de sábado (14):

Itabira

Santa Maria de Itabira

Exit mobile version