Pilotos de todo Brasil colocam à prova as suas habilidades no Rally Minas Brasil, disputado em Conceição do Mato Dentro. A largada foi dada neste sábado, 10 de março, na localidade do Dourado, próximo ao distrito de Tabuleiro. Cerca de 80 participantes desafiam o percurso pesado montado pela organização e que ganhou ainda mais dificuldade por causa da forte chuva que caiu sobre o município durante a última noite.
Também por causa da chuva a organização da competição, a cargo da empresa Rallymakers, decidiu por encurtar o trajeto. O percurso inicial teria 150 quilômetros, mas os pilotos agora correm em uma pista com cerca de 60 quilômetros. Isso, porém, não significa mais facilidade. Os competidores estão demorando até duas horas para concluir o trajeto.
O Rally Minas Brasil abre oficialmente o calendário da modalidade no Brasil. A competição vale pontos para os campeonatos brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja, além do Campeonato Mineiro de Rally.
A pista conceicionense inclui muitos pontos enlameados, subidas fortes em meio a pedras e curvas fechadas. As características são bem diferentes das que eram encontradas nas provas de aberturas de calendário dos anos anteriores, que tradicionalmente aconteciam em Barretos. Na cidade do interior paulista, o trajeto era em maioria tomado por canaviais e muitas áreas de salto. Em Conceição, os carros não atingem suas maiores velocidades, mas a habilidade é testada a todo o momento.
Neste primeiro dia, cada piloto faz o percurso duas vezes. Um por um, eles largam e o cronômetro é disparado. Os resultados acumulados deste sábado definem a ordem de largada no domingo, 11, último dia de prova. Os mais rápidos a concluírem todas as etapas serão os vencedores de cada categoria. O Rally Minas Brasil é disputado em motos, quadriciclos, UTVs e carros.
Tornar tradição
Minas Gerais recebe a abertura do calendário brasileiro de rally após uma década. Nos últimos dez anos, o início aconteceu em Barretos. Segundo o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira, a missão é tornar a prova tradicional em Conceição do Mato Dentro, incluindo o município definitivamente na rota dos principais pilotos do Brasil.
“Desde que assumimos, nos propusemos a reacender o turismo de Conceição do Mato Dentro. E ter aqui uma etapa do campeonato brasileiro de rally só fortalece essa nossa bandeira. Queremos que se torne tradição e que tenhamos aqui competições de alto nível”, disse o prefeito, durante a abertura oficial do Rally Minas Brasil, na noite de sexta-feira, 9 de março, na praça Ubaldina.
Durante o evento de abertura, os pilotos exibiram suas máquinas à população. Os conceicionenses vibraram com os roncos dos motores, especialmente as crianças, que não escondiam a excitação de ver os veículos de perto.
Veja mais fotos do rally em Conceição do Mato Dentro:
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”105″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”35″ number_of_columns=”5″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/var/www/defatoonline.com.br/htdocs/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery-caption.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
Resultados – Rally Minas Brasil – Primeiro dia
Categoria Motos
1º Elias Campideli Folly, 3h22min02s
2º Francine Rossi, 3h22min10s
3º Kelder Campos, 3h24min51s
4º Rubens Neiton, 3h26min02s
5º Marco Antonio Pereira, 3h28min11s
Categoria Quadriciclos
1º Geison Pinheiro Belmont, 3h40min19s
2º Eduardo Birkman, N/C
3º Richard Amaral, N/C
Categoria UTVs
1º Rodrigo Varela, 3h05min43s
2º Cristiano Batista, 3h06min02s
3º André Hort, 3h07min20s
4º Daniel Costa, 3h07min27s
5º Bruno Varela, 3h07min34s
Categoria Carros
1º Jorge Wagenfuhr Júnior e Ivo Renato Mayer, 3h18min05s
2º Luiz Facco e Humberto Ribeiro, 3h24min00s
3º Marcos Baumgart e Cleber Cincea, 3h26min09s
4º Marcos Moraes e Fábio Pedroso, 3h26min57s
5º André Miranda e Cadu Sachs, 3h31min28s