A forte chuva, acompanhada de ventania, que atingiu Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (16), causou destruição em algumas regiões da capital mineira e muitas quedas de árvores. Segundo testemunhas, o vento parecia um tornado. Dessa maneira, o teto de um posto de combustível, no bairro Jaraguá, foi derrubado mas não deixou vítimas.
Na mesma região, o telhado de um estacionamento de um supermercado também foi derrubado. Carros foram atingidos e, em um deles, uma motorista chegou a ficar presa dentro do veículo. Também no bairro Jaguará uma árvore de grande porte caiu e atingiu cano da Copasa. O impacto fez com que a água jorrasse na rua. Os moradores estão sem energia elétrica no local e temem ficar sem o abastecimento de água.
Uma outra árvore caiu, derrubou a rede elétrica e atingiu um carro onde estavam três pessoas, no bairro Cachoeirinha. De acordo com testemunhas, o veículo estava em movimento quando aconteceu o acidente. Os bombeiros disseram que os passageiro não puderam sair do carro “pois houve exposição dos fios da rede elétrica”, mas não houve feridos.
A Cemig informou que a queda causou danos à rede e consequentemente falta de energia na região. “A companhia destaca que os sistemas de proteção atuaram e a rede elétrica foi imediatamente desligada. No momento, técnicos da empresa estão no local iniciando os reparos e apoiando o Corpo de Bombeiros na retirada da árvore com segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído ao longo da noite”, disse a nota da Cemig
Mais árvores caíram na capital. Uma delas na Avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça. Outra na Avenida Presidente Antônio Carlos, no bairro Cachoeirinha que fechou parcialmente a pista. Em outro ponto da cidade, moradores da rua José Soares no bairro Floramar, levaram um susto após queda de uma árvore de grande porte. E uma passarela do bairro Ouro Minas foi parcialmente destruída com a queda de mais uma árvore.
Ventos passaram os 54 km/h
Segundo balanço da Defesa Civil de Belo Horizonte, os ventos na estação Pampulha chegaram a 54,36 quilômetros por hora entre 15h e 16h. Já na Região do Buritis, a ventania chegou a 48,96 quilômetros por hora, também entre 15h e 16h.
Confira imagens dos estragos!