Site icon DeFato Online

Em BH: ex-padre tem mais de 50 denúncias de abuso sexual e vítimas cobram punição

Em BH: ex-padre tem mais de 50 denúncias de abuso sexual e vítimas cobram punição

(Foto: Reprodução/Redes sociais/Paróquia Cristo Rei)

Diversas mulheres denunciam a prática de abusos sexuais do padre Bernardino Batista dos Santos, conhecido como Santo do Paraíso, quando era pároco da Igreja de Santa Luzia, no bairro Paraíso, na Região Leste de Belo Horizonte. As vítimas, que passam de 50 segundo informações publicadas pela Itatiaia, cobram que o homem seja punido.

Em nota, a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que Bernardino Batista dos Santos está afastado do ofício de sacerdote desde 2021. Os possíveis abusos vieram à tona no fim daquele ano, quando o padre foi retirado da Igreja de forma definitiva aos 73 anos.

Quando foi removido do ofício pastoral, Bernardino era Pároco da Paróquia Cristo Rei, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A nota da Arquidiocese foi publicada em novembro de 2021 e afirmava que “diante da denúncia, imediatamente, iniciou trabalho que busca ouvir as autoras desses relatos, um processo de apuração interno que deve caminhar paralelamente, e em colaboração, com o trabalho de instâncias judiciais”. No entanto, posteriormente a entidade não deu mais informações sobre o caso.

A Itatiaia publicou que pelo menos 60 mulheres já se manifestaram, entre denúncias formais e desabafos, dizendo que foram vítimas do padre, quando eram crianças, de 7, 8 e 9 anos.

Os crimes teriam acontecido desde a década de 1970, até os anos 2000. No entanto, todas as denúncias, ainda que tenham sido investigadas pela Polícia Civil de Minas Gerais, não devem ter desfecho na Justiça pois os crimes já prescreveram.

Exit mobile version