Você, morador de Belo Horizonte, sentiu o ar seco nesta sexta-feira (3)? Não é só a sensação, porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar em BH foi de 19%. A capital mineira ficou ao lado de Itaobim, na região do Vale do Jequitinhonha, como as cidades com o clima mais seco do Brasil nesta sexta-feira.
A medição do Inmet foi feita por volta das 15h. Minas Gerais teve ainda mais três cidades com baixa umidade relativa do ar, sendo Curvelo e Pirapora com 21%, e Montes Claros com 22%.
E não bastasse só o ar seco, Belo Horizonte também registrou nesta sexta-feira a maior temperatura referente ao mês de maio. Por volta das 15h, a máxima em BH foi de 32,4ºC. Nessa quinta-feira, a máxima havia sido de 31,8ºC.
#BaixaUmidade: Confira os menores valores, registrados até as 15h de hoje (3), nas estações do #INMET:
💧 Belo Horizonte-Pampulha (MG): 19%
💧 Itaobim (MG): 19%
💧 Barretos (SP): 20%
💧 Curvelo (MG): 21%
💧 Pirapora (MG): 21%
💧 Montes Claros (MG): 22%— INMET (@inmet_) May 3, 2024
E o fim de semana!?
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, este fim de semana segue dessa forma em Minas Gerais. Uma forte massa de ar seco e quente deixa o tempo estável e temperatura elevada para esta época do ano sobre todas as regiões mineiras. Não há previsão de alterações no quadro meteorológico nos próximos cinco dias.
O ar quente e seco também contribui para baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde em MG.