Criado há 39 anos nos Estados Unidos e estabelecido no Brasil em 2009, o Business Network International (BNI) é considerado a maior organização de networking de negócios do país. Até o ano passado, o grupo possuía em todo o Brasil, mais de 300 equipes com 10.800 membros e 700.000 referências – que geraram mais de R$1.8 bilhão em negócios fechados nos últimos 12 meses. Na última quarta-feira (24), foi lançada a primeira equipe da organização em Itabira, reunindo empresários de diferentes segmentos e áreas do mercado.
Os empreendedores itabiranos que se filiaram à organização terão acesso a mentores, outros profissionais de negócios e uma série de cursos, treinamentos e encontros semanais. De acordo com Fabrício Reis, diretor executivo do BNI, o BNI está presente em 77 países, com mais de 318 mil membros ao redor do globo, tendo como objetivo “construir relacionamentos de negócios confiáveis”, através de seu valor central: “Givers Gain”, mentalidade onde se propõe “dar aos outros antes de esperar receber algo em troca”, gerando oportunidades e relacionamentos. Na visão de Fabrício, a chegada da organização em Itabira torna a cidade uma “vitrine para a região Centro-Leste de Minas, Médio Piracicaba e Vale do Aço”.
Quem também avaliou positivamente a vinda da organização para a cidade foi Eugênio Elyseu, diretor distrital do BNI. Em entrevista à DeFato, o empresário comentou que esta será a 40ª equipe em Minas Gerais e completou dizendo: “Eu acredito muito que trazer a equipe do BNI para cá e instalar o BNI em Itabira, vai ajudar muito a fazer com que o município se conecte com várias outras cidades, não só do estado, mas pelo Brasil e pelo planeta afora. Com isso, eles abrirão possibilidades de vários negócios que hoje talvez não venham para cá por falta de conexões”.
A empresária Maria Aparecida Lana é quem estará à frente da gestão do BNI Prósperos, entre abril e setembro deste ano. Assim como os colegas, Cidinha Lana também destacou que a chegada do grupo possibilitará novas oportunidades de mercado aos empresários da cidade, mas também auxiliará o município na busca pela diversificação econômica.
“Itabira é mais que minério, é gente! Gente que faz a diferença. São empreendedores que querem realmente fazer o seu empreendimento em negócios, onde nós vamos ter visibilidade, credibilidade e consequentemente, um resultado financeiro para nós gerarmos riquezas e empregos, fazendo parte do desenvolvimento da cidade e região”.
Empresários acreditam no potencial do BNI
“Antes de conhecer o BNI, a gente era enclausurado e achava que o networking era só conhecer uma pessoa em uma festa, conversar e ali acabou. Hoje eu vejo que é muito mais do que isso. É criar um relacionamento com aquela pessoa, entender sobre a empresa dela e indicar os meus clientes da empresa para o meu amigo, e ele fazer a mesma coisa sobre a minha empresa. Então nós criamos uma rede como se fosse uma teia de aranha, com várias pessoas em cada ponta, se indicando”, comenta Vinicius Caldeira, da “Barraca do Caldeira”, empresa do ramo de alimentação em eventos.
Fernanda Lage, representante do Laboratório Nossa Senhora das Dores, disse o que lhe motivou a estar junto com o grupo é a oportunidade de falar sobre seu negócio, escutar sobre o empreendimento do outro e ter um ambiente onde de apoio, para crescerem como empreendedores, empresas e também, como comunidade.
“A gente precisa estar diversificando o comércio, diversificando a fonte de renda, a captação de renda da empresa. Então, eu acredito que o BNI vai agregar muito para esse novo ambiente que a cidade precisa: um local seguro onde os empresários possam contar uns com os outros para as dificuldades, para os sucessos, para o crescimento de todos”, disse a empresária.
Pedro Moreira, esposo de Fernanda e representante do escritório Pedro Moreira Advocacia e Gestão Jurídica, completou dizendo que o BNI chega para proporcionar conexões entre bolhas onde os empresários itabiranos não poderiam acessar. Ainda de acordo com Pedro, o grupo ajudará a evidenciar que dentro da cidade existem grandes referências para diversos tipos de mercados.