Site icon DeFato Online

Pesquisa mostra Bolsonaro na liderança da corrida eleitoral de 2022

Bolsonaro

Pesquisa divulgada na última semana, pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o favorito na disputa das próximas eleições presidenciais, em 2022. O levantamento mostra o atual chefe do Executivo a frente de outros candidatos prováveis, como o ex-ministro Sérgio Moro, e nomes como Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB) e Luciano Huck.

A pesquisa foi realizada por telefone entre 27 e 29 de abril, com 2.006 eleitores, em 182 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O levantamento tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de aproximadamente 2% para mais ou para menos.

A pesquisa estimula três cenários envolvendo a disputa presidencial de 2022. O primeiro traz como candidatos Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, Fernando Haddad, Ciro Gomes, Luciano Huck, João Amoêdo, João Doria, Guilherme Boulos e Wilson Witzel. O atual presidente aparece com 25% das intenções de voto, bem a frente do agora ex-ministro Moro, com 18,1%. A sequência tem Fernando Haddad (PT), com 14,1%, e Ciro Gomes (PDT), com 10,3%.

Veja o cenário 1:

– Jair Bolsonaro (sem partido): 27%
– Sérgio Moro (sem partido): 18,1%
– Fernando Haddad (PT): 14,1%
– Ciro Gomes (PDT): 10,3%
– Luciano Huck (sem partido): 6%
– João Amoêdo (Novo): 4%
-João Doria (PSDB): 3,7%
– Guilherme Boulos (PSOL): 1,2%
– Wilson Witzel (PSC): 1%
– Não sabe: 5,4%
– Nenhum: 9,2%

No cenário 2, o instituto inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atualmente impossibilitado de concorrer nas eleições devido à Lei da Ficha Limpa. Nesse levantamento, o petista aparece em segundo lugar, com 23,1%.

Veja o cenário 2:

– Jair Bolsonaro (sem partido): 26,3%
– Lula (PT): 23,1%
– Sérgio Moro (sem partido): 17,5%
– Ciro Gomes (PDT): 8,1%
– João Amoêdo (Novo): 4%
– João Doria (PSDB): 3,8%
– Marina Silva (Rede): 2,3%
– Wilson Witzel (PSC): 1,2%
– Guilherme Boulos (PSOL): 0,7%
– Não sabe: 4,7%
– Nenhum: 8,3%

No terceiro cenário há a presença do também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que deixou a pasta da Saúde no mês passado, por decisão de Bolsonaro. Nesse levantamento, não são estimulados os nomes de Sérgio Moro e do ex-presidente Lula.

Veja o cenário 3:

– Jair Bolsonaro (sem partido): 29,1%
– Fernando Haddad (PT): 15,4%
– Ciro Gomes (PDT): 11,1%
– Luciano Huck (sem partido): 8,1%
– Luiz Henrique Mandetta (sem partido): 6,8%
– João Amoêdo (Novo): 4,5%
– João Doria (PSDB): 4,4%
– Flávio Dino (PCdoB): 1,4%
– Wilson Witzel (PSC): 1,1%
– Não sabe: 5,9%
– Nenhum: 12,2%

Potencial eleitoral

O Paraná Pesquisas também aponta no levantamento divulgado neste mês de maio o potencial eleitoral dos principais possíveis candidatos. Sobre o atual presidente, 20,6% responderam que votariam nele com certeza, 29,6% responderam que poderia votar nele e 48,6% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Confira:

Potencial eleitoral de prováveis candidatos – Fonto: Paraná Pesquisas

Rejeição acentuada

Mesmo liderando em todos os cenários na corrida eleitoral, Bolsonaro enfrenta rejeição ao seu governo, segundo o Paraná Pesquisas. De acordo com o levantamento, 51,7% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 44% a aprovam. Para 39,4% a administração de Bolsonaro é ruim ou péssima, enquanto para 31,8% é ótima ou boa.

A pesquisa aponta também que 58,8% dos entrevistados consideram a administração de Bolsonaro pior do que o esperado. Para 35,3%, porém, a gestão é melhor do que o esperado.

Avaliação do governo de Jair Bolsonaro – Fonte: Paraná Pesquisas
Exit mobile version