O Parque Estadual Mata do Limoeiro está passando por um incêndio, que consome a vegetação local desde a madrugada de domingo (11). Essa segunda-feira (12), foi o segundo dia de combate às chamas pelos bombeiros e equipes brigadistas, que estão na tentativa de controle do fogo no local.
Os bombeiros iniciaram o segundo dia de combate ao incêndio no começo desta manhã, e interromperam os trabalhos no começo da noite. Os processos de combate ao fogo ainda estão em andamento e, hoje, contaram com um efetivo total de 32 Brigadistas, 16 trabalhadores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), cinco do Corpo de Bombeiros, seis da Vale e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), três do Instituto Bromélias e do Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque e dois da Prefeitura.
Além desses, os demais apoiadores no dia foram um motorista do caminhão do SAAE e a Administração Distrital. Também foram mobilizadas duas caminhonetes e um Fiat Uno do IEF, uma caminhonete da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), uma caminhonete dos Bombeiros e um caminhão Pipa da Prefeitura Municipal.
No momento, ainda há três focos ativos do incêndio, na região do Sítio Laranjeiras, em meio a mata nativa. Um deles está em direção ao Morro Redondo, o outro em direção à sede do Parque e o outro em sentido a Fazenda Fama em Laranjeiras.
As equipes vão retomar as atividades amanhã, terça-feira (13), às 5 horas da manhã. O IEF enviará um helicóptero para apoiar o Corpo de Bombeiros, levando água e brigadistas, pois a área é de difícil acesso.
*Com informações do Corpo de Bombeiros