Na manhã deste sábado (24/04), militares do Corpo de Bombeiros entraram no terceiro dia de buscas pelo jovem Matheus dos Santos Lima, de 22 anos, que desapareceu, na última quinta-feira (22/04), na área de rejeito da barragem “Zé Cabrito”, na Mina Conceição, em Itabira.
No primeiro dia de buscas, os bombeiros utilizaram um barco e um aparelho sonar, que funciona a partir de emissão de ondas sonoras, utilizado para detecção e localização de objetos no fundo dos oceanos, também foram feitas buscas pelas margens da barragem, onde foi encontrado um par de tênis que pertence à vítima.
Nesta sexta-feira (23/04), os bombeiros fizeram buscas com um drone, que sobrevoou na área onde o jovem foi visto pela última vez, porém não foi visualizada nenhuma evidência.
Segundo a polícia, um tio da suposta vítima compareceu na portaria da Mina Conceição informando que havia presenciado o fato, pois também estava na área da mineradora com o sobrinho. Ele levou os policiais até ao local, porém, não conseguiu mostrar o ponto exato onde Matheus Lima havia afundado.
Neste sábado (24), os bombeiros continuam as buscas, mas há vários pontos de difícil acesso devido ao rejeito. A Vale disponibilizou uma retroescavadeira para transpor a lama e abrir passagem conforme a necessidade. A equipe técnica da mineradora está apoiando os militares na gestão de estratégica das buscas, estudando o acesso de forma segura aos pontos de maior risco.
Os bombeiros informaram que não há possibilidade de mergulho nas áreas mais alagadas. Os militares continuam realizando buscas visuais aéreas com drones e embarcação nos pontos navegáveis. Novas estratégicas estão sendo utilizadas com o apoio de um equipamento “anfíbio”.