O trecho da BR-381, da saída de Belo Horizonte até Caeté, deve ser finalmente restaurado e duplicado. O edital de licitação para contratação dos projetos básico e executivo das obras foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6).
As obras na BR-381 se estendem por cerca de 13,4 quilômetros, indo do entroncamento com a MG-435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 (Av. Cristiano Machado/Belo Horizonte). O percurso é conhecido pelos longos congestionamentos, que costumam deixar o trânsito completamente parado por horas, tanto para quem sai quanto para quem chega à capital mineira.
Essa é inclusive uma velha demanda de quem precisa passar pelo trecho, que costuma ser o ponto de maior dor de cabeça para muitos motoristas durante a viagem.
Em agosto deste ano, o ministro dos Transportes, Renan Filho, bateu o martelo sobre o leilão de concessão de cerca de 296,3 quilômetros da BR-381, de Caeté a Governador Valadares.
Após estudos do Ministério dos Transportes, a pasta promoveu adequações ao projeto. Uma das principais mudanças consistiu na entrega das obras da saída de Belo Horizonte até Caeté ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dividindo os percursos em dois lotes: 8A e 8B. “Apesar da curta extensão em comparação à parte concedida, os segmentos sob responsabilidade do DNIT englobam pontos considerados altamente críticos. Atualmente a estrada é simples – mão e contramão – e sem acostamento na maior parte do percurso”, informou o Ministério.
No caso do Lote 8A, as ações envolvem duplicação da via entre Ravena e Caeté. O certame para contratação das obras está em fase de análise de propostas. A data para início dos trabalhos será definida somente após a homologação e assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, e posterior assinatura da ordem de serviço.
O edital completo pode ser lido aqui.