Nessa quinta-feira (16), foi aprovada a publicação do edital de concessão de 303,4 km da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. No entanto, até essa publicação, o projeto de concessão precisou ser reformulado para tentar despertar o interesse da iniciativa privada. No final do ano passado, o leilão de concessão da rodovia foi cancelado por falta de interessados.
Desapropriações, altos custos, desafios de engenharia e um contrato não muito atrativo obrigou o Ministério dos Transportes a refazer o edital de concessão. Agora, com mais de R$ 9 bilhões previstos em investimentos, o trecho será leiloado no dia 29 de agosto.
Entre as alterações, está a ampliação de capacidade e melhorias entre os Kms 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Esse trecho trata-se da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté. “Essa mudança é fundamental para a atratividade do projeto”, avalia a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
Do total de R$9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$5,5 bilhões serão destinados para investimentos, como novas obras, e R$3,7 bilhões para serviços operacionais. Veja as principais melhorias anunciadas pelo Ministério dos Transportes:
- 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos;
- 83 quilômetros de faixas adicionais,
- 9,7 quilômetros de marginais,
- 20 passarelas
- 15 passagens de fauna
Pontos de pedágio
Diante da concessão da BR-381 para a iniciativa privada, serão construídas 5 praças de pedágios nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Os valores cobrados podem variar entre R$ 11 e R$ 15, sendo que o critério para a empresa arrematar a rodovia no leilão da será oferecer o maior desconto tarifário.