O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, neste sábado (26), que o Brasil tem sido claro sobre sua posição “em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade territorial dos Estados”, e que o país já retirou cerca de 50 brasileiros para países vizinhos à Ucrânia, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas.
“Volto a afirmar que eu e meu governo estamos focados em garantir a segurança do nosso país, proteger os interesse do nosso povo, auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões conflagradas e contribuir para uma resolução pacífica do conflito”, disse Bolsonaro, em uma sequência de três publicações em sua conta no Twitter.
Sem citar os nomes dos países, Bolsonaro destacou que o Brasil tem expressado bem sua posição em pronunciamentos no Conselho de Segurança da ONU e em pronunciamentos oficiais.
Um dos membros temporários do Conselho de Segurança, o Brasil votou ontem (25) a favor de uma resolução do colegiado para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia. A iniciativa acabou barrada pelo poder de veto dos próprios russos, um dos cinco membros vitalícios do conselho.
– Volto a afirmar que eu e meu governo estamos focados em garantir a segurança do nosso país, proteger os interesse do nosso povo, auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões conflagradas e contribuir para uma resolução pacífica do conflito.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 26, 2022
Itamaraty avisa que iniciou retirada de brasileiros da Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, informou que o Brasil iniciou a operação de retirada dos brasileiros que estão na Ucrânia. O chanceler afirmou, em conversa com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que cerca de 70 brasileiros serão transportados de trem em direção à Romênia — sendo que 50 deles já embarcaram.
O Itamaraty disse ontem, 24, que cerca de 500 brasileiros moram na Ucrânia, a maior parte na capital Kiev. Sobre a evacuação do resto dos cidadãos do País, o tucano afirmou que o governo só vai comandar a retirada quando sentir segurança de que eles não sejam vítimas de emboscada. O espaço aéreo da Ucrânia está fechado e as rotas de fuga são pelo meio terrestre. A orientação é que a saída seja feita em direção às fronteiras com a Polônia e com a Romênia.
FAB disponibiliza duas aeronaves para possível transporte de brasileiros
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou há pouco que duas aeronaves de transporte tático militar estão disponíveis de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia.
A medida ocorreu sob orientação do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores, de acordo com a conta oficial da FAB no Twitter.
As aeronaves são de modelo KC-390 Millennium, o mesmo utilizado em missões humanitárias anteriores, como o transporte de donativos para as vítimas da explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, em 2020, e o apoio emergencial após o terremoto no Haiti, em agosto de 2021.