A temporada 2025 já começou no mundo do tênis com o primeiro torneio do calendário anual ATP e WTA é a United Cup. Nesta competição, os cinco melhores atletas de cada país formam uma seleção e enfrentam em busca do título mundial. Na edição atual, realizada nas cidades australiana de Sydney e Perth, o time Brasil disputou o Grupo C, ao lado de China e Alemanha.
O Brasil encarou duas fortes seleções nesta fase de grupos. A Alemanha é a atual campeã do torneio e conta com o atleta Alexander Zverev, atual nº2 do mundo e condenado por violência doméstica contra sua ex-companheira. Além de Zverev, os alemães contam com Laura Segemund (27ª do ranking ATP). Na manhã de hoje, domingo, a derrota para o time alemão por 3 a 0 definiu a eliminação brasileira em último lugar do grupo.
Cada rodada é disputada em três partidas: uma entre homens, outra entre mulheres e uma última entre duplas mistas. Neste ano representaram o Brasil Bia Haddad (17ª do ranking mundial feminino), Thiago Monteiro (84º entre os homens) e os duplistas Carolina Alves (nº301) e Rafael Matos (nº 44 entre as duplas). O Brasil enfrentou a China no último dia 27 de dezembro e, hoje, enfrentou a Alemanha. Nos dois confrontos o time nacional perdeu por 3 a 0, o que representa derrotas nas três categorias. A China foi a vencedora do grupo e, por isso, garantiu a classificação à próxima fase. Já a Alemanha depende de outros resultados para classificar-se como a melhor segunda colocada.
Como funciona a United Cup?
São dezoito as seleções classificadas para a United Cup, que são divididas em seis grupos de três participantes. A cada rodada acontecem as três partidas (masculina, feminina e duplas mistas). Cada vitória representa um ponto no placar geral do confronto. Ou seja, por isso dizemos que a seleção brasileira perdeu por 3 a 0: derrotada em todas as partidas do confronto contra a Alemanha.
Esta não é a única competição entre seleções do calendário anual do tênis. Há também a Billie Jean King Cup, tradicional torneio do tênis feminino, e a Copa Davis, masculina.