O Brasil Ride está na contagem regressiva para o início da temporada 2023. E nada melhor que começar mais esta jornada do mountain bike em um dos mais belos cenários do País: a Serra do Espinhaço, localizada em Conceição do Mato Dentro. Durante cinco dias, de 17 a 22 de abril, atletas profissionais e amadores do Brasil e exterior enfrentarão aproximadamente 225 km de trilhas com 6.900 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário mundial da União Ciclística Internacional (UCI).
A etapa de abertura (prólogo) reserva 16,5 km, com 385m de altimetria no famoso Parque Natural Municipal Salão de Pedras. O segundo dia será a vez de encarar o famoso Pico do Soldado, serão mais 50 km, com 1.560m de altimetria. A terceira etapa será a mais desafiadora, a famosa etapa rainha, passando pelo Parque Estadual da Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro, com 83,2 km e 2.321m de altimetria.
O penúltimo dia será reservado ao XCO, voltando ao Salão de Pedras, em um circuito de 6,2 km, totalizando 24,8 km e 848 m de altimetria. A decisão esta reservada para a passagem pelo centenário Distrito de Corregos, no dia 22, e terá 50,6 km e 1.760m de altimetria total naquela etapa.
Também no último dia do evento acontece a Maratona CMD, uma prova única com percurso de 50,6 km e 1.760 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 31,6 km de extensão e 700m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.
“Nossas duas experiências no passado foram incríveis em Conceição do Mato Dentro, é um destino que cada vez atrai mais as pessoas para competir e conhecer a região que tem um cenário natural espetacular e que torna essa experiência única. Uma abertura de temporada que tem tudo para atender as expectativas dos nossos atletas e que reserva outras boas novidades ao longo deste ano”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
Além do Espinhaço, a Brasil Ride 2023 ainda reserva provas em Botucatu (SP); a Brasil Ride Bonito, sendo a primeira stage race de Gravel no País; a tradicional Brasil Ride Bahia (BA), maior evento de mountain bike premium do mundo. Entre as novidades do calendário estão as provas Road Brasil Ride e Diverge Gravel Race em novo lugar, Mogi Guaçu (SP), para fechar a temporada em dezembro.
Atletas confirmados
Entre os participantes confirmados estão o português Tiago Ferreira — campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike na modalidade Maratona (XCM) —, o eslovaco Tomas Visnovsky, penta campeão nacional de mountain bike maratona, ambos da equipe DMT Racing Team By Marconi. Já os brasileiros Sherman Trezza e Lukas Kaufmann também marcam presença, ambos campeões no Espinhaço em 2021, agora em busca do título na categoria solo.
Outro atleta que é destaque entre os inscritos é o canadense Cory Wallace, quatro vezes campeão mundial 24 horas solo, que vem para a sua primeira participação no Espinhaço.
Entre as mulheres o destaque vai para Marcella Toldi, atual campeã da Brasil Ride Bahia 2022 na categoria solo. Ainda para a disputa no feminino, Paula Gallan, Sabrina Gobbo e Tania Clair são favoritas ao título.
Reserva natural
Com pouco mais de 17 mil habitantes, Conceição do Mato Dentro é considerada a “capital mineira do ecoturismo”. O município integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico.
Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro — a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil —, com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.
Tal condição teve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.