A cachoeira Bom Despacho, localizada no circuito da Estrada Real, em Santa Cruz de Minas, menor cidade do Brasil, com 3,5 km, secou em razão da estiagem que atinge Minas Gerais, desde abril. A atração turística fica próxima à Serra São José, na região de Tiradentes, no Marco Zero da Estrada Real. O local atrai turistas que visitam as cidades históricas do Campo das Vertentes.
Durante os meses de estiagem, é natural a diminuição do volume de água. No entanto, moradores e visitantes relatam que a situação atual é alarmante, pois não há sequer um filete de água visível na cachoeira.
Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não aponta chuvas em Santa Cruz de Minas para os próximos dias. De hoje até a próxima segunda-feira (16), os termômetros devem ficar acima dos 30ºC. A partir de terça (17), a temperatura máxima deve cair para 20ºC, mas sem previsão de chover.
O superintendente de Desastres da Defesa Civil de Minas Gerais, major Luiz Antônio e Silva, disse no começo desta semana que não há previsão para a tão esperada chuva em Minas.
“Pelo menos, a curto prazo não, existe previsão de chuva. A gente está com uma massa de ar muito seca dificultando a entrada de umidade. Normalmente, nessa época do ano, a umidade vem via região Sul. Então, por hora, nós vamos manter esse ar seco e sem previsão de chuva a curto prazo”, disse o major na terça-feira (10).