A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro fechou temporariamente o acesso à cachoeira do Tabuleiro, maior de Minas Gerais. A interdição foi necessária como medida de segurança devido às chuvas que atingem o local. O Parque Natural Municipal do Tabuleiro informou na terça-feira (3) que a visitação, tanto na parte alta quando na baixa, estão suspensas. De acordo com o comunicado, a medida visa a segurança dos visitantes.
Recomendações
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ainda preparou uma série de recomendações para visitantes e moradores durante o período de fortes chuvas. Confira:
– Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
– Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
– Cachoeiras e rios: A recomendação é que evite esses lugares nos próximos dias.
– Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a CEMIG ou para a Defesa Civil.
– Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
– Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.
Em caso de emergência o telefone da Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro é: (31) 3868-1390.