Frequentar cachoeiras de Conceição do Mato Dentro durante o período de pandemia do novo coronavírus pode sair caro para o bolso dos banhistas. A Prefeitura do município informou que os balneários e as unidades de Conservação, locais onde estão localizadas as principais cachoeiras, permanecerão fechados. A medida é preventiva à transmissão da Covid-19 e quem descumprir a norma poderá pagar no mínimo R$556,74 de multa.
De acordo com o poder público municipal, o recente relaxamento da população frente às restrições das medidas de quarentena tem aumentado a movimentação de pessoas neste locais. Conforme o decreto estadual n°113/2020 e o decreto municipal n°032/2020, ao desrespeitar os regulamentos das unidades de conservação é crime sujeito a multas e penalidades.
“Essa movimentação, além de contrariar as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), também aumenta a vulnerabilidade das comunidades residentes próximas às áreas vistadas. Neste momento, o isolamento social e a quarentena têm se mostrado como medida eficaz para reduzir as taxas de propagação do COVID-19 “, informa Prefeitura.
Máscaras
Para reforçar a proteção e cuidar dos conceicionense, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro vai começar a distribuir máscaras de pano nesta semana. As máscaras serão entregues pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que compõem o grupo de risco e familiares que residem na mesma casa receberão as máscaras primeiro. Além disso, na sequência, a pasta distribuirá ao restante da população.
De acordo com o governo municipal, a máscara de proteção tem sido uma das principais formas de prevenção contra o novo coronavírus, diminuindo o risco de contágio. A utilização é indicada pelo Ministério da Saúde e inclusive é obrigatória no Estado de Minas Gerais desde o último dia 18 de abril.