Site icon DeFato Online

Câmara de Itabira adota sistema de energia solar para economizar recursos

Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Foto: Câmara de Itabira/Divulgação

A Câmara Municipal de Itabira adotou o sistema de energia solar, modelo que é considerado mais sustentável e econômico do que as fontes tradicionais de alimentação energética. De acordo com a assessoria de comunicação do Legislativo, o valor total do contrato é de R$ 248.625,03, investimento que será quitado nos próximos cinco anos somente com a economia gerada na conta de luz.

Ainda conforme a Câmara de Vereadores, o sistema de energia solar tem vida útil de cerca de 25 anos. Ao final desse prazo, a expectativa de que seja gerada uma economia de R$ 1,5 milhão. “Nesses seis meses à frente do Legislativo, nós buscamos otimizar o serviço de forma consciente, sem prejuízos ao erário público”, disse Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), presidente da Casa.

Painéis que geram a energia solar já foram instalados na Câmara de Itabira – Foto: Divulgação/Câmara de Itabira

Foram instalados 82 módulos fotovoltaicos com potência de 0,550kWp cada, totalizando 45,10 kWp. “Optamos pela implantação de um sistema de energia limpa, porque além de resolver o nosso problema, nós ajudamos o Brasil a cumprir a meta de investir em fontes limpas e renováveis de energia dentro dos objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, ponderou Heraldo Noronha.

Exit mobile version