A Corporação Musical Santa Cecília vai ser homenageada pela Câmara de Itabira com uma Moção de Aplauso. A homenagem foi aprovada pelos vereadores na tarde desta terça-feira (22) e deverá ser entregue em breve. O requerimento é de autoria de Allaim Anderson Gomes Figueiredo (PDT).
A Corporação está comemorando 100 anos de criação. Para festejar o centenário, a banda lançou um documentário nesta segunda-feira (21) contando um pouco sobre a história do grupo e homenageando os participantes. Além da produção audiovisual, uma exposição também foi montada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade com instrumentos, uniformes e documentos que retratam o legado do conjunto na cidade.
“Considerando ser nossa Corporação musical centenária em esforço, dedicação, empenho, é que apresentamos a presente Moção de Aplauso pelo comprometimento, trazendo-nos todo o bem que a boa música universalmente nos transmite”, diz trecho do requerimento.
História
Fundada em 16 de outubro de 1919 em Itabira, a Corporação Musical Santa Cecília é considerada patrimônio imaterial da cidade. O conjunto que carrega o nome da padroeira dos músicos é reconhecido como Utilidade Pública desde 1º de dezembro de 1970, pela Lei Municipal nº 1.026. Além disso a banda faz parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos.