A Câmara de Itabira completa, neste sábado (7), 190 anos de história. A primeira legislatura iniciou seus trabalhos no dia 07 de outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões.
Foram sete membros eleitos pelo povo: Major Paulo de Souza, que foi o primeiro Presidente e vereador mais votado, obtendo 874 votos; Major Joaquim da Costa Lage; Padre Manoel Pinto Ferreira; João Antônio de Freitas; José Luiz Rodrigues de Moura; Padre José de Freitas Rangel e José Maria da Cunha Porto. Sua primeira sede localizava-se na Praça do Centenário, nº 116, e por lá funcionou por mais de um século.
Em 1971, a sede mudou para o antigo prédio do Clube Atlético Itabirano, a Rua Tiradentes (em frente à atual unidade do Banco do Brasil). Mas um incêndio, ocorrido no mesmo ano, destruiu toda a estrutura da Casa e consumiu os arquivos e a história do Legislativo itabirano, dizimando documentos importantes de seu acervo político-cultural.
Até se consolidar em seu atual endereço, na avenida Carlos Drummond de Andrade, centro de Itabira, o prédio da Câmara Municipal passou por outros três locais: o prédio do Ginásio Sul-Americano, na Rua Guarda-Mór Custódio; a Rua Dom Prudêncio, 37; e no período de 1983 a 1984 voltou ao casarão da Praça do Centenário, 116, que foi acrescido de um andar superior, no final do século XIX. No mesmo espaço, passaram a funcionar o Legislativo, a Cadeia Pública, o Fórum e a Prefeitura Municipal.
Em 1991/1992, durante o Governo Luiz Menezes e sob a Presidência do Vereador Cácio Duarte Guerra, foi construída sua sede própria à Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro e seu espaço físico pode ser assim dividido:
- Gabinete da Presidência;
- Diretoria Geral, responsável pela administração da Câmara
- Gabinetes dos Vereadores;
- Plenário para reuniões ordinárias e solenidades;
- Plenarinho Monsenhor José Lopes (utilizado para reuniões e atividades diversas);
- Procuradoria Jurídica, onde são protocoladas as leis, acontecem as Reuniões das Comissões Legislativas e tramitam documentos de ordem jurídica;
- Secretaria Geral,
- Serviço de xerox;
- CPD;
- Setor de Contabilidade;
- Setor de Pessoal;
- Serviço de Cantina.