Site icon DeFato Online

Câmara de Itabira entrega honrarias à personalidades locais; Marco Antônio Lage prega união política

Câmara de Itabira entrega honrarias à personalidades locais; Marco Antônio Lage prega união política

Foto: Divulgação/Acom CMI

A noite de sexta-feira (24) foi de sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Itabira. Dezesseis pessoas — entre representantes de entidades, empresários, líderes comunitários, autoridades e outras personalidades — foram homenageados pelos vereadores. A cerimônia foi realizada em alusão ao aniversário de emancipação do Município, celebrado no dia 9 de outubro. O evento contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que discurso pedindo união política e social para que a cidade possa se desenvolver. O vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PSL) também compareceu à cerimônia.

A solenidade foi comandada pelo presidente do Legislativo itabirano, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

“Como é bom homenagear nossa gente, reconhecer o trabalho do povo itabirano que é carente de reconhecimento. A Câmara os reconhece e os convoca para que o trabalho de excelência realizado por vocês tenha continuidade. Precisamos nos unir, população e poder público, e diminuir a distância para fazer de Itabira uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou Weverton Vetão.

Nos últimos anos, a cerimônia era realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Entretanto, neste ano, os vereadores aprovaram um projeto de resolução que modificou o regimento interno do Legislativo, impedindo assim gastos excessivos com a sessão solene de entrega de honrarias.

“Nos últimos dois anos a sessão solene para entrega de honrarias não foi realizada por motivos diversos. Ao assumir a presidência dessa Casa entendi que não havia a necessidade de altos gastos públicos para a realização deste evento. E, ao final deste evento, vejo que tomamos a decisão mais acertada”, ponderou Weverton Vetão.

Representando os demais vereadores, a vice-presidente da Câmara de Itabira, Rosilene Félix Guimarães (MDB), lembrou a história dos 173 anos de emancipação política de Itabira, abordou a necessidade de diversificação econômica e, também, a luta pela igualdade de oportunidades.

“Emancipar significa tornar-se livre e independente. Felizmente vivemos em um município livre, com autonomia administrativa, política e financeira. Todavia, não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos a independência econômica do município, explorando todos os potenciais, todas as vocações econômicas que Itabira possui para além da atividade minerária. Também não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos, enquanto representantes dos poderes constituídos, uma sociedade mais justa, através da oferta da igualdade de oportunidades”, frisou Rose Félix.

Escolhidos pelos vereadores, os homenageados receberam quatro tipos de honraria: “Diploma de Honra ao Mérito”, “Título de Cidadania Honorária Itabirana”, “Medalha do Minério” e “Medalha Carlos Drummond de Andrade”. Cada vereador indicou uma pessoa/entidade para ser homenageado (a) com uma comenda. Apenas o vereador Carlos Henrique de Oliveira (PDT) não indicou alguém para ser homenageado.

União política

Em seu discurso, Marco Antônio Lage pregou a necessidade de união política e social para garantir a sobrevivência do município após a exaustão mineral, prevista para 2031. As colocações do prefeito acontecem em um momento em que busca se aproximar da Câmara de Itabira após alguns embates que marcaram o início da atual gestão municipal.

“É um momento de celebração, que bom que estamos aqui hoje [sexta-feira], reconhecendo o valor, a importância de todas essas pessoas e empresas, essas entidades para a construção de um novo caminho. Ainda que todos os homenageados tenham sua história já construída, mas é a certeza de que temos um longo percurso pela frente e esse percurso depende muito da união dos itabiranos, na atividade política, na atividade social, nas entidades de classe, toda a sociedade civil organizada de Itabira vai nos levar sim a uma estabilidade de desenvolvimento, mesmo após chegar o fantasma da exaustão mineral em 10 anos”, enfatizou Marco Antônio Lage.

Confira a lista com os homenageados pela Câmara de Itabira:

VEREADOR (A) HONRARIA HOMENAGEADO (A)
Bernardo de Souza Rosa Diploma de Honra ao Mérito Empresa Danny Oliver Comunicação Visual ME
Carlos Henrique da Silva Diploma de Honra ao Mérito Empresa Almeida Supermercado
José Júlio Rodrigues Diploma de Honra ao Mérito Senhor Prudêncio Gomes Pereira
Júlio César de Araújo Diploma de Honra ao Mérito Empresa Comercial de Gás Irmãos Reis Ltda
Roberto Fernandes Carlos de Araújo Diploma de Honra ao Mérito Empresa Equimacon Ltda
Rodrigo Alexandre Assis Silva Diploma de Honra ao Mérito Empresa HD Eventos e Assessoria Esportiva Papa Léguas
Sidney Marques Vitalino Guimarães Diploma de Honra ao Mérito Senhora Edilaine Santos Freitas
Juber Madeira Gomes Medalha Carlos Drummond de Andrade Senhora Geralda Maria Pinto de Souza
Reinaldo Soares de Lacerda Medalha do Minério de Itabira Deputada Estadual Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira
Heraldo Noronha Rodrigues Título de Cidadania Honorária Itabirana Delegado Helton Cota Lopes
Luciano Gonçalves dos Reis Título de Cidadania Honorária Itabirana Doutor Hernandes Souza Viana
Marcelino Freitas Guedes Título de Cidadania Honorária Itabirana Senhor  Sebastião Ronaldo Lacerda
Neidson Dias Freitas Título de Cidadania Honorária Itabirana Vereador Luciano Gonçalves dos Reis
Rosilene Félix Guimarães Título de Cidadania Honorária Itabirana Senhor Marcello Garcia Reis
Sebastião Ferreira Leite Título de Cidadania Honorária Itabirana Senhor Aristeu Ribeiro Oliveira
Weverton Leandro Santos Andrade Título de Cidadania Honorária Itabirana Senhor Fabrício Oliveira Reis

* Com informações da Câmara de Itabira.

Veja a galeria de fotos das entregas das honrarias:

Exit mobile version